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Qual a Importância do Simbolo da Marca?

15 de maio de 2020

Saiba porque o símbolo que identifica a marca é tão importante!

 

Já falamos em outros posts, sobre a importância da Marca, ela deve ser considerada um ativo da empresa e tratada como tal.

 

Por isto, ao falarmos do símbolo que compõe a marca, também estamos falando de Branding.

 

Nada melhor do que a definição de Philip Kotler considerado o pai do Marketing

 

“Branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca”.

 

“Está totalmente relacionado a criar diferenças.

 

O poder da marca, começa na sua identidade visual, no impacto que a logomarca pode causar em um primeiro contato.

 

Claro, o que você fornece precisa corresponder a este impacto.

 

Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto batizando-o, utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-la bem como a que ele se presta e por que o consumidor deve se interessar por ele”. (Philip Kotler).

 

Neste artigo queremos falar sobre a importância do símbolo na marca, como tirar o máximo proveito desta imagem de forma que mesmo sendo visto sozinho ele possa remeter o indivíduo ao seu produto, sempre de forma positiva com muita coerência entre o que você vende, o propósito da marca e esta representação gráfica.

 

Esta será a memória visual da sua empresa

 

Por isto não apenas qual será o símbolo, mas qual a cor você utilizará para representar sua marca quando você não estiver por perto são muito importantes.

 

Você terá que levar em conta vários aspectos como a combinação das cores e a forma geométrica a ser utilizada tudo tem um porquê.

 

Vejamos alguma opções:

 

  • Quando o Símbolo Representa o Produto ou Serviço

 

Em muitos casos, o produto ou serviço é algo fácil de ser representado em um símbolo, como por exemplo: Pet shop, Restaurantes, Produtos de beleza, etc.

 

Nestes casos, você poderá pegar este símbolo ou imagem que são o seu produto, e elaborar de forma a dar um toque diferenciado utilizando cores, ou algum detalhe que o torne único e que venha a “marcar sua imagem” na memória visual do seu cliente.

 

A tendência atual, são logos minimalistas, o menos é mais.

 

  • Combinação de Nomes e Sobrenomes

 

Outra opção é usar primeira letra do nome, ou uma combinação das letras do nome ou sobrenome dos sócios.

 

Sempre dando aquele toque, de forma  que estas letras, se transformem em símbolos, imagens que conectem rapidamente seu produto ou serviço a uma necessidade ou desejo do cliente.

 

  • Figuras Geométricas

 

Outra Opção, é a representação através de figuras geométricas, quando o seu produto ou serviço é algo abstrato ou quando você não deseja representá-lo de forma que pareça muito óbvia.

 

Mas, atenção as figuras  geométricas também têm uma função na  logomarca?

 

Será que faz alguma diferença usar formas triangulares, arredondadas ou quadradas?

 

Posso usar a que mais gosto? 

 

Ou há algum sentido por trás de cada uma delas?

 

Sim, com certeza há, para entender melhor, conheça:

 

A  psicologia por trás das formas geométricas  na Marca.

 

  • Retângulos e Quadrados

 

Transmitem autoridade, força, disciplina, resistência, eficiência, profissionalismo poder e confiabilidade.

 

  • Formas Triangulares

 

Representam ação, movimento e direção fortemente ligadas ao poder e masculinidade. 

 

  • Formas Arredondadas

 

Transmitem proteção, amizade,  amor, segurança, feminilidade e expressa continuidade e totalidade, está relacionada com o infinito.

 

A partir destas informações, o primeiro passo é você saber como quer ser lembrado pelo seu cliente. 

 

Qual imagem sua marca deverá transmitir. 

 

Seja simples e objetivo, faça uma análise dos logos de marcas reconhecidas você irá se surpreender com a simplicidade nas imagens e palavras curtas mas que dizem muito.

 

“Uma imagem fala mais que mil palavras”.

 

E claro, a experiência do cliente ao consumir o produto, tem que corresponder à imagem e ao nome, é a partir daí que sua marca começa a se consolidar. 

 

Mesmo havendo outros produtos ou serviços similares ao seu, é a sua marca que começará a ficar registrada na memória como referência.

 

Encontrar este símbolo, é a busca o grande desafio dos profissionais de Marketing, devido a sua grande importância.

 

Alguns Logos Para Se Inspirar

 

Há alguns casos famosos bem interessantes e que exemplificam muito bem  esta questão.

 

Separamos aqui alguns que poderão trazer inspiração para você e vão ajudar você a entender melhor,  porque o símbolo que identifica a marca é tão importante!

 

 

  • Chanel

 

Quem não conhece Gabrielle Chanel.

 

Com suas  roupas  caras e estilosas que revolucionaram a indústria da moda mundial, mudando para sempre hábitos e o estilo de vestir-se. 

 

Marcados por um toque de ousadia (para a época) e por sofisticação.

 

Ela ganhou o apelido de Coco devido ao seu trabalho como cantora, tornando-se mundialmente conhecida como Coco Chanel

 

As duas letras C entrelaçadas, representam as iniciais do nome da fundadora.

 

A psicologia das cores é outro item que deve ser levado em consideração no momento de criar sua marca.

 

O preto significa: Poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, mistério, riqueza, estilo. 

 

Uma excelente cor para representar uma  marca que nasceu com o propósito de se destacar no mundo da alta costura.  

 

  • Leroy Merlin

 

Uma rede de lojas de materiais de construção francesa. Fundada por Adolphe Leroy e Rose Merlin.

 

Ou seja, o nome da marca nasce da junção dos sobrenomes dos fundadores.

 

O logo lembra o telhado de uma casa, o que representa perfeitamente  o objetivo da empresa que é oferecer tudo para construção e acabamento dos lares, e combina perfeitamente com  seu slogan.

 

“A casa da sua casa”. que é o grande propósito da empresa, “ser a casa de seus clientes”

 

A psicologia das cores aqui também foi bem empregada, já que um dos principais significados da cor preta é a sofisticação e o verde esperança. Ou seja, queremos que o seu lar seja sofisticado. Acredite, você vai conseguir.

 

  • Google

 

Atualmente, dá um Google! É sinônimo de pesquisar!

 

O logo do Google é feito no estilo WordMark. 

 

É um estilo minimalista. 

 

Neste tipo de logo é utilizada somente a palavra aplicando uma tipografia diferenciada. 

 

Provavelmente se você aplicar esta mesma tipografia em outro texto, vai se lembrar da marca em questão.

 

Seu colorido também é bem característico, e remete a uma empresa moderna atualizada e bem popular.

 

Costumam também brincar com os recursos homenageando datas e ocasiões ou fatos importantes, sempre dando um toque divertido ou com animações.

 

 

  • Ever Note

 

Quem nunca ouviu a frase: Você tem memória de elefante.

 

Nada melhor para representar um aplicativo de notas, onde você pode armazenar de forma muito organizada várias informações, eventos, compromissos anexar documentos, etc.

 

  • Clicksign

 

Um aplicativo para assinatura digital de documentos. Nada mais simples do que clic e assine. 

 

Fácil de memorizar simples e objetivo.

 

Deu para entender a importância do símbolo da marca, e como ele ajuda a representar a empresa?

 

Comece a desenhar no papel, faça rascunhos pensando no produto e nos valores da empresa não tenha pressa e não se preocupe em fazer algo muito do outro mundo.

 

Lembre-se que o menos é mais!

 

Se você pretende utilizar algum símbolo pré existente na composição da sua marca, eu recomendo a leitura do inciso I do art. 124 da LPI  e do artigo  “Aplicabilidade do inciso I do art. 124 da LPI como impedimento legal ao registro de marcas” do INPI  você encontrará mais detalhes sobre sobre símbolos não registráveis como marca. 

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