(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Prioridade no Pedido de Patentes Para Startups

12 de agosto de 2020

Startups Já Podem Solicitar Prioridade no Pedido de Patentes

 

Se você tem uma Startup e gostaria de aproveitar a facilidade oferecida pelo INPI na agilidade do depósito de patentes, avaliando a viabilidade do depósito de alguma patente, este post vai te interessar, pois a partir do dia 30 de julho de 2020, as Startups já podem solicitar prioridade em seus pedidos de patentes.

 

Sim, entenda como registrar uma patente, apesar de este não ser o termo correto pois uma patente não se registra pois é um direito que  se adquiri de forma exclusiva por um determinado período sobre suas invenções.

 

Aqui temos uma grande oportunidade para o crescimento e desenvolvimento das Startups brasileiras.

 

As Startups brasileiras estão chamando a atenção de grandes investidores internacionais. 

 

Segundo Pedro Waengertner (revista pegn dez. 2019), o motivo é muito simples, isto se dá, porque o ecossistema  de startups brasileiras está alcançando um nível de maturidade comparável a outros hubs do mundo, como Israel, China e Belin. 

 

Hoje o Brasil conta com 11 Unicórnios sendo que alguns destes se tornaram referência global. (Fonte Startupbase).

 

O que é uma Startup Unicórnio ?

 

Startups Unicórnios, são aquelas que possuem avaliação de preço de mercado de mais de 1 bilhão de dólares.

 

Alguns Exemplos de Unicórnios Brasileiros

 

Loggi, Nubank, 99, Movile, TFG, EBANX e PagSeguro, iFood, Stone Pagamentos.

 

É muito interessante observar que a maior parte destas Startups foram criadas para suprir uma demanda de um serviço que era ineficiente ou não atendia em igualdade de direitos toda a população.

 

Ou seja, enxergaram uma oportunidade de negócio melhorando um produto ou serviço que já existia mas que podia ser melhorado.

 

No caso das patentes, isto pode ser feito através da utilização de um dos tipos  de patentes, chamado Modelo de Utilidade que consiste no aperfeiçoamento de uma produto já existente.

 

Nubank

 

Observaram  que no Brasil pagamos as tarifas e os juros mais altos do mundo. Sabiam que  tecnologia e design poderiam resolver esse problema.

 

Criaram um banco digital que permite a todos terem uma conta bancária sem pagar altas taxas.

 

 99 táxi

 

Um “Marketplace” de táxis,   que torna acessível o serviço de “táxi” a toda a população.

 

“perseguimos a missão de impactar positivamente a população, tornando o transporte mais barato, rápido e seguro para passageiros e o dia a dia mais rentável e tranquilo para motoristas através da tecnologia”.

 

Ou seja, todas com a  adoção de novas tecnologias e modelos de negócio que se adaptaram  facilmente por parte da população.

 

São grandes exemplos onde melhorar o que já existia através da aplicação da tecnologia, deu muito certo.

 

O Que é Startup?

 

O termo Startup, está relacionado com o tempo de existência, indica que trata-se de uma empresa relativamente nova. Mas nem todas as empresas novas podem ser consideradas Startups.

 

A definição Startup engloba empresas inovadoras e com rápido crescimento cujos modelos de negócios podem ser replicados e tem  como base a inovação, crescer rápido é um dos seus principais objetivos.

 

  • Facilidade Para Startups na Solicitação de Patentes

 

Para colaborar com o crescimento e desenvolvimento do país, a partir do dia 30 de julho, às Startups já podem solicitar ao INPI a prioridade no exame da solicitação de suas patentes.

 

Solicitando que seus pedidos de patente sejam examinados com prioridade.

 

A iniciativa busca ajudar as empresas de base tecnológica a se consolidarem no mercado, uma vez que a patente atesta a originalidade de suas invenções e facilita sua comercialização. Ao final do primeiro semestre de 2020, o tempo médio de decisão de exame técnico de pedido prioritário de patentes estava em cerca de 13 meses. (Fonte: INPI).

 

Como a Startup Deverá Proceder, Para Solicitar Prioridade Em Seus Pedidos de Patentes?

 

Primeiramente, o solicitante deverá se enquadrar na definição de startup estabelecida na Lei Complementar 167 de 24 de abril de 2019.

 

Deverão apresentar cópia de certidão emitida pelo portal da Redesim, dentro do prazo de validade e indicando a denominação da empresa Inova Simples.

 

Entenda o Passo a Passo Para a Solicitação de Patentes

 

No demais, o trâmite para solicitação de Patente é normal, para entender o passo a passo de como solicitar o seu pedido de patentes, como realizar pesquisas para saber se a patente  encontra-se disponível, como preparar todo o processo para solicitação da patente,  e fazer a requisição, veja o nosso post Como Aumentar o Faturamento da Sua Empresa Com o Registro de Patentes.

 

Ou, se você tem uma Startup e gostaria de aproveitar esta facilidade e avaliar a viabilidade do depósito de alguma patente, entre em contato, temos uma equipe de especialistas prepara para te atender e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o depósito de patentes junto ao INPI, será um prazer orientá-lo. 

Últimos artigos
Como Planejar o Dia a Dia e Aproveitar Melhor o Seu Tempo?

08 de outubro de 2020

Planejar x Executar   Entre planejar e executar, pode haver uma distância muito grande, talvez infinita, ou seja pode ser […]

Continue lendo
Perguntas e Respostas Sobre Marcas e Patentes!

30 de setembro de 2020

12 Perguntas e Respostas Sobre Marcas e Patentes   Esclareça todas as suas dúvidas sobre Marcas e Patentes,  entenda o […]

Continue lendo