Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença onde o franqueador - o detentor da marca- cede ao franqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez , investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. É uma forma de negócio comercial em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos e serviços mediante condições estabelecidas em contrato.
No mundo moderno e globalizado, as marcas são de tamanha importância que passaram a constituir o principal ativo de muitas empresas.
A avaliação da marca nada mais é do que quantificar a percepção atribuída pelos clientes aos atributos desta marca, traduzindo-a em uma expressão econômica.
O método ou técnica mais aceita, adotado pela empresa, é o de FLUXO DE CAIXA PROJETADO, também utilizado para avaliação do FUNDO DE COMÉRCIO.
O FUNDO DE COMÉRCIO, também denominado GOODWILL, é o valor que uma empresa possui acima do seu patrimônio líquido, avaliado a preço de mercado.
Nos dias de hoje, em um mundo globalizado, um dos fatores predominantes no mercado é o conhecimento e acesso a informações e produtos em nível mundial. Assim, marcas utilizadas em seus países de origem estão sujeitas ao uso indevido por empresas de qualquer parte do mundo.
Com o objetivo de abranger a proteção dos direitos adquiridos por uma marca no Brasil, a Fevereiro & Cruz oferece o serviço de Vigilância Global de Marcas.
Por meio deste serviço, sua marca será cadastrada e acompanhada em mais de 150 países. A vigilância inclui, ainda, marcas internacionais e as depositadas na Comunidade Econômica Européia.
Não é necessário ter um pedido e / ou registro de marca para adquirir este serviço e, para aqueles que já possuem marcas no exterior, esta vigilância é um complemento ao trabalho de colidência proporcionado pelos países nos quais já existe o pedido / registro. É uma segurança a mais, a fim de que terceiros não utilizem sua notoriedade de modo indevido, em qualquer lugar do mundo.