Blog

●●●●●●●●

Acompanhe análises, novidades e conteúdos relevantes sobre propriedade intelectual, patentes, marcas e o universo jurídico. Informação de qualidade para quem valoriza inovação e proteção legal.

Como registrar uma marca de cerveja

Como Registrar Uma Marca de Cerveja

Você tem curiosidade em saber como registrar uma marca de cerveja no Brasil?

Quais as peculiaridades e como proceder?

Leia este post e esclareça suas dúvidas!

 

Que Tal Registrar Sua Marca de Cerveja e Garantir Exclusividade em Todo o Brasil?

 

Se  pretende exportar, leia também nosso post Como Internacionalizar Sua Empresa ou entre em contato e saiba como garantir exclusividade internacional, após a adesão do Brasil ao Protocolo de Madrid, o processo ficou bem mais fácil e barato!

 

Veja o exemplo da paulista Colorado Ribeirão que  foi eleita a melhor International Style Pilsner em concurso na Bégica.

 

É fato que a Cerveja é uma das grandes paixões nacionais.

 

Para os amantes desta bebida, no verão é difícil resistir a uma “Loira Gelada”, como muitos carinhosamente a chamam.

 

No inverno cervejas mais encorpadas, com uma maior concentração de malte que conferem volume ao corpo da bebida que se torna mais densa e aveludada.

 

Sendo as mais indicadas para esta estação.

 

Enfim, seja qual for a estação do ano, a Cerveja está presente de norte a sul do Brasil.

 

Segundo o Mapa da Cerveja no Brasil, publicado pela Beer Art Portal da Cerveja, o Brasil fechou o ano de 2018 com quase 900 cervejarias com fabricação própria. 

 

Já em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020.

 

“Com a expansão da cerveja artesanal, o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação.

 

Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, portanto se somadas as ciganas (que usam instalações de terceiros) a quantidade é bem maior.

 

Os números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em 23 de janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”.

 

Chegando a 1.209 em 2019, um crescimento de 36%. Revista Beer Arte.

 

Por ser um mercado em expansão é natural que atraia o interesse de muitos empreendedores, mas é muito importante toda a atenção com o Registro da Marca da Sua Cerveja.

 

 Como Registrar Uma Marca de Cerveja?

 

O primeiro passo para  registrar uma marca de cerveja,  é descobrir se a marca está disponível para registro.

 

A pesquisa para descobrir se a marca está disponível para registro, é realizada no portal do INPI, lá você confirmará  a disponibilidade da marca.

 

É muito importante realizar uma pesquisa de viabilidade antes de iniciar um processo, ou até mesmo, lançar a cerveja no mercado.

 

 Imagina que você investiu em rótulos, criação da imagem da marca, envase da cerveja, entre outras despesas, e de repente é surpreendido por uma notificação dizendo que está utilizando uma marca já registrada.

 

 Olha o transtorno e prejuízo que isso pode causar.

 

 Por isso, que sempre recomendamos que façam a pesquisa da marca antes de dar start no seu projeto. 

 

Nós da Fevereiro e Cruz, realizamos a pesquisa para você, sem compromisso. Entre em contato, será um prazer.

 

Feita a pesquisa, a marca estando disponível para registro, agora é momento de iniciar o processo para já garantir a exclusividade e os direitos sobre a marca.

 

Peculiaridades no Registro da Marca de Cerveja

 

É importante salientar que um termo que defina o estilo da cerveja, não poderá ser incorporado como marca.

  

Art. 39 do  Decreto Lei 6871/2009 De acordo com o seu tipo, a cerveja poderá ser denominada: Pilsen, Export, Lager, Dortmunder, Munchen, Bock, Malzbier, Ale, Stout, Porter, Weissbier, Alt e outras denominações internacionalmente reconhecidas que vierem a ser criadas, observadas as características do produto original.

 

 Estes termos não poderão ser incorporados à  Marca da cerveja

 

Os incisos VI e XVIII do art. 124 da Lei de Propriedade Industrial preveem que não é registrável sinal de caráter genérico, necessário, comum, vulgar ou simplesmente descritivo, quando tiver relação com o produto ou serviço a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma característica do produto ou serviço, quanto à natureza, nacionalidade, peso, valor, qualidade e época de produção ou de prestação do serviço, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva; e termo técnico usado na indústria, na ciência e na arte, que tenha relação com o produto ou serviço a distinguir.

 

Registrando a Marca

 

Após verificado o acima mencionado, você poderá dar início ao registro junto ao INPI.

 

  • Acesse o site do INPI.
  • Faça o seu cadastro.
  • Emita as GRUs e pague as taxas
  • Inicie o pedido
  • Preencha os formulários on line
  • Anexa as imagens da marca se for o caso.
  • Envie sua solicitação
  • Acompanhe, o processo passará por diferentes etapas, em algumas delas poderá ser solicitado o envio de outros documentos.
  • Fique muito atento, pois a maior parte das fases possuem prazos a serem cumpridos; prazos que vão de 5 à 90 dias. Por isso é muito importante acompanhar semanalmente e traçar a melhor estratégia na hora de registrar a marca da sua cerveja.

 

Quer entender melhor como funciona o processo de registro? 

 

Entre em contato conosco, que teremos o prazer de ajudar!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Fique por dentro

Artigos e Notícias

Mercado livre

Novas Regras Para Loja Oficial do Mercado Livre

Mercado Livre Simplifica as Regras para Lojas Oficiais: Veja Como Aproveitar   Loja Oficial do Mercado Livre conheça as regras...

Como Registrar Sua Primeira Patente?

Como Registrar Sua Primeira Patente?   Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA.  ...

Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio?

O Que é Uma Marca Sustentável?

Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio?   O Que é Uma Marca Sustentável?   Uma marca sustentável...