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Como Gerenciar Uma Empresa Remotamente?

10 de fevereiro de 2021

Você Vive o Desafio de Gerenciar Uma Empresa Remotamente?

 

O trabalho remoto, é mais uma atividade que teve seu crescimento acelerado devido à pandemia. 

 

Já vinha sendo desenvolvido em muitos setores mas apenas para alguns cargos, porém com o isolamento social, vários outros que antes eram tidos como “não há como desenvolver remotamente”, iniciaram neste formato e para a surpresa de muitos após superação das barreiras iniciais de adaptação vêm funcionando muito bem.

 

Muitas empresas já consideram manter este formato no pós pandemia.

 

Qual a Melhor Forma de Gerir Uma Empresa de Forma Remota? 

 

A melhor forma de gerir uma empresa de forma remota é criando processos simples, claros e objetivos, compartilha-los com todos os envolvidos, ser transparente e manter os colaboradores atualizados sobre possíveis mudanças e decisões importantes da empresa.

 

Quando Falamos em Gerenciamento Virtual,  Sabemos Que Muitos Desafios Surgirão.

 

Podemos começar listando alguns dos grandes desafios da gestão remota, são eles:

 

  • Organizar Rotinas
  • Manter o engajamento da equipe
  • Manter a equipe motivada
  • Ser rápido na mudança de hábitos
  • Ser criativo para criar novas formas de desenvolver antigas atividades
  • Manter clareza nas missões dos colaboradores e objetivos da empresa.
  • Estabelecer um horário para a jornada de trabalho.
  • Buscar formas de destacar para a equipe, a importância de separar a vida pessoal da profissional.

 

Como Organizar as Rotinas Diárias no Gerenciamento Remoto?

 

Uma boa forma de organizar rotinas no gerenciamento remoto, é através da aplicação  do Método Smart cujo objetivo é orientar na definição de objetivos que podem ser pessoal, profissional, individual ou para um grupo..

 

Smart é um acrônimo ( palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras ou uma expressão.

 

Neste caso o significado é a resposta para uma das maneiras de organizar o trabalho da sua equipe remota no dia a dia.

 

  • Specific   –  Seja específico ao delegar
  • Measure – Mensurável, defina uma medida, assim saberá se ele foi alcançado ou não.
  • Achievable – Atingível, defina metas ousadas porém que sejam atingíveis.
  • Relevant     – Deve ser relevante para a empresa e para o colaborador.
  • Time-based –  Defina um prazo para entrega

 

Para colocá-la em prática prepare um Canvas com cada uma delas e compartilhe com as partes interessadas, esta é uma forma também de trabalhar de forma transparente e não deixar margem para maus entendidos.

 

Para auxiliar na tarefa de Gestão da Equipe no Formato Remoto, faça uso também das ferramentas disponíveis.

 

Algumas Ferramentas Para Gestão Remota

 

Teams da Microsoft muito prático para delegação de atividades, permite realização de reuniões com  compartilhamento de tela, chamadas telefônicas,  é possível montar grupos e   separar por equipes, facilita muito a comunicação diária.

 

Trello, ferramenta muito usada para gestão de projetos permite acompanhar de forma muito simples as atualizações de toda a equipe envolvida.

 

Loom, é ótima para treinamento, permite gravar diretamente na tela pelo navegador incluindo sua narração e imagem da webcam.

 

Toggl, é uma ferramenta bacana para quem necessita por qualquer motivo controlar o tempo de alguma atividade. Você aciona o marcador quando começa e finaliza, permite gerar um relatório do tempo aplicado em cada atividade.

 

Slack, é uma outra ferramenta muito utilizada para agilizar a comunicação da equipe permite compartilhar arquivos, criar equipes, etc. tem versão gratuita e paga.

 

Estas são algumas ferramentas úteis para o gerenciamento diário da sua equipe remota, há outras disponíveis no mercado, é uma questão de analisar e decidir qual atende melhor suas atividades.

 

Como Manter o Engajamento e a Motivação da Equipe?

 

Uma boa dica para manter a equipe motivada, é promover encontros virtuais semanais, estabeleça um dia da semana defina um tempo de duração para estes encontros.

 

Seja pontual para iniciar e terminar, defina uma pauta o ideal é que um representante de cada área atualize o time sobre os acontecimentos, conquistas da semana, novos projetos, novos clientes, etc.

 

É bom ter um moderador e manter o hábito de nestes encontros só falar sobre o que está na pauta, para evitar que o objetivo principal seja perdido e acabem entrando em discussões aleatórias.

 

Manter o foco é fundamental.

 

Mantenha o Blog da Empresa Atualizado

 

O Blog empresarial tem algumas funções importantes, uma delas, talvez a mais conhecida é a de ser fonte de geração de tráfego orgânico para a empresa, através da publicação de posts sobre temas importantes para o seu público.

 

Mas em tempos de pandemia, ou com este novo modelo de trabalho, o Blog acaba sendo também um canal de atualização para o público interno. 

 

Leia no nosso Blog o post Qual a Importância do Blog Corporativo Para a Empresa, nele você poderá entender melhor sobre como explorar esta opção, atualizando  seus clientes e esclarecendo seus colaboradores.

 

Conclusão

 

O formato de trabalho mudou, mas há coisas que não mudam nunca, uma delas é a necessidade de toda empresa  ser transparente e envolver seus colaboradores nos acontecimentos do dia a dia e na realidade da empresa.

 

O  “conceito de dono” está cada vez mais presente, o colaborador precisa se sentir dono da empresa, mas isto só acontecerá se ele de fato se sentir parte dela.

 

Por isto a importância da clareza na comunicação “a rádio pião” continua existindo, mas agora conta com canais de comunicação como o WhataApp e outros para propagar os “acontecimentos” e não mais no Café.

 

Seja qual for a ferramenta de comunicação ou o método de gerenciamento que você adotar tenha em mente:

 

  • Clareza na comunicação.
  • Ser objetivo.
  • Envolva seu time.
  • Mostre que a adaptação a este “novo normal” também é um desafio para você.
  • Ouça opiniões ou sugestões.
  • Esteja pronto para mudar se for preciso.

 

Há algumas frases usadas pelas novas gerações de lideres que são muito interessantes.

 

 

  • “Melhor ficar vermelho uma vez, do que amarelo sempre”.

 

 

Mude de rumo ou  de ideia se for preciso. Me equivoquei,  admita isto e siga em frente.

 

 

  • “Errar rápido para corrigir rápido”.

 

 

Ou seja, identifique o mais rápido possível o erro, porque e como aconteceu, com o objetivo de entender para não voltar a fazer o mesmo, e não de ficar buscando culpados.

 

Desafios

 

Um dos desafios listados acima, é ser rápido na mudança de hábitos. 

 

Este desafio deve ser assimilado primeiramente pelo líder, para depois ser repassado ao time e desta forma pouco a pouco ir aprimorando o gerenciamento da equipe remotamente.

 

Você vive o desafio de gerenciar uma empresa remotamente?

 

Já conseguiu se adaptar?

 

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