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Como Melhorar o Gerenciamento da Sua Empresa

27 de maio de 2022

Como Melhorar o Gerenciamento da Sua Empresa?

 

Ter uma gestão eficaz e melhorar o gerenciamento da empresa, é um desafio contínuo que deve fazer parte do dia a dia do empreendedor.

 

Especialmente nos dias atuais, com toda a velocidade de informações e mudanças que vivenciamos diariamente, a empresa que não tiver a capacidade de combinar:

 

  • Crescimento contínuo;
  • Ótimo gerenciamento;
  • E  geração de resultados.

 

Dificilmente sobreviverá ao passar dos anos.

 

Se desafiar e inovar sempre, deve ser o compromisso diário de qualquer empresa que deseje ter um crescimento contínuo e  sustentável.

 

Mas, alcançar esta meta é um caminho que passa pelo bom gerenciamento diário e especialmente pela propagação da cultura dentro da empresa.

 

O Que Fazer Para  Melhorar o Gerenciamento da Sua Empresa?

 

Não há uma fórmula única, mas um conjunto de atitudes que devem ser aplicadas pelos gestores, acompanhadas diariamente e analisadas para saber qual sua real efetividade  para o negócio.

 

Tenha em mente que cada empresa tem sua realidade e suas peculiaridades, mas algumas atitudes que poderão ser implementadas para melhorar o gerenciamento, são:

 

Comece Melhorando a Comunicação Com o Seu Time. 

 

Todos “Precisam Falar a Mesma Língua”.

 

Saber  se comunicar bem, é uma arte de suma importância em qualquer negócio, inclusive no nosso dia a dia.

 

A boa comunicação com o time, é um dos pilares que sustentam os bons  resultados de uma empresa bem gerenciada.

 

O líder do negócio, deve dominar esta arte, melhor do que ninguém.

 

Para que isto ocorra, precisa:

 

  • Aprender Ouvir

 

Demonstre interesse pelo seu interlocutor. 

 

Isso vai motivar o time a compartilhar suas opiniões e pontos de vista. 

 

Todos saem ganhando.

 

  • Saiba Escolher o Momento Certo

 

Elogie em público, critique em particular. 

 

Ninguém gosta de ser exposto de forma negativa.

 

  • Seja Próximo

 

Utilize técnicas para se aproximar do time, aumentar a confiança e o relacionamento.

 

Pode ser compartilhando informações, ou participando de eventos informais da empresa.

 

  • Fale Claro

 

Procure se expressar de forma clara, conheça o seu time, utilize um vocabulário comum  a todos, cuide também da entonação das palavras, para que sejam compreendidas corretamente por todos, sem margem para mal entendidos.

 

  • Invista no Seu Desenvolvimento Como Líder

 

Nunca se acomode procure se atualizar, com novas técnicas de gerenciamento. 

 

Compartilhe conhecimentos com outros líderes, uma das melhores formas de aprender, é ensinando.

 

  • Autenticidade

 

Ser  autêntico e passar uma imagem de alguém verdadeiro, humano com problemas e questões como todo mundo, é muito melhor do que querer parecer sempre perfeito.

 

Tenha Uma Gestão Eficiente

 

Para melhorar o gerenciamento da sua empresa, você vai precisar criar e manter uma gestão eficiente, que evolua e acompanhe os novos modelos de gestão e comportamentos empresariais.

 

  • Uma boa dica é fazer parte de grupos de Mentorias ou Conselhos empresariais. Este é um grande investimento para qualquer empresa, não importa o tamanho.

 

São grupos formados por outros empreendedores com dores semelhantes a sua e guiados por mentores e conselheiros experientes que saberão analisar e salientar pontos cegos, que sozinho na correria do dia a dia, poderiam passar despercebidos.

 

Os resultados são visíveis e duradouros.

 

Processo de Sucessão

 

Tenha  um processo de sucessão bem definido.

 

  • Muitas empresas  bem sucedidas na gestão do seu fundador, não resistem à mudança para a segunda geração, simplesmente por que não contam com um processo de sucessão.

 

Não foi trabalhado adequadamente,  missão, visão e valores.

 

Traga Sua Equipe Para o Jogo

 

Envolva sua equipe nos planejamentos,  compartilhe números, expectativas do mercado, objetivos a médio e longo prazo. 

 

Faça com que se sintam envolvidos, responsáveis. Parte do negócio e não simplesmente alguém que vem, vai e recebe um salário no final do mês.

 

Crie programas de remuneração variada para que se sintam ainda mais motivados para trazer resultados para o negócio.

 

Procure Conhecer Bem os Seus Clientes

 

Quando falamos em conhecer bem os clientes, significa entre outras coisas.

 

Conhecer muito bem, os clientes dos seus clientes, desta forma você conseguirá prever suas necessidades e surpreendê-los de forma positiva, levando para eles soluções que talvez  ainda não tivessem tido tempo de pensar.

 

Se você tiver sua equipe motivada, envolvida nos processos e planejamentos da empresa cada um na sua área.

 

Estarão atentos ao que o cliente fala, quais são suas dores e queixas, poderão trazer isto para uma reunião e juntos vocês poderão criar soluções diferenciadas para o seu cliente.

 

Outro item importante quando falamos em melhorar o gerenciamento da empresa, é:

 

Cuidar Bem das Finanças

 

Uma empresa pode sobreviver a muitas coisas, mas, certamente, se não tiver caixa dificilmente sobreviverá.

 

Mantenha a gestão das finanças sempre em dia, separe o CPF do CNPJ.

 

Invista em um profissional especializado,  que seja capaz de manter sua empresa em dia com as obrigações fiscais, registrando adequadamente  as receitas e despesas, calculando os impostos, etc.

 

Estas boas práticas, ajudam a aumentar seus lucros e  alavancar o crescimento da empresa.

 

Use e Abuse da Tecnologia Para Melhorar os Seus Processos

 

Hoje dispomos de uma infinidade de CRMs, plataformas para compartilhar e gerenciar tarefas a distância, etc.

 

São ferramentas de inteligência artificial, que ajudam o time a performar, ser mais ágil e eficaz.

 

Invista em boas ferramentas, que tragam melhorias e ajudem no bom gerenciamento dos resultados do seu negócio.

 

Lembre-se, que por muito bom empresário que você seja, sem um bom time jogando junto, será difícil melhorar e manter um bom gerenciamento da sua empresa.

 

Se você deseja se aprofundar neste assunto, recomendamos a leitura do nosso post: Alguns Itens Fundamentais Para Sua Jornada Empreendedora.

 

Nele, entre outras coisas, falamos sobre um estudo realizado por Napoleon Hill, em 1937 e que continua atual.

 

Neste estudo, Napoleon Hill foi encarregado de estudar e descobrir as maiores qualidades que os grandes bilionários da época tinham em comum.

 

Um dos itens apurados no estudo, foi:

 

A generosidade, que era comum a todos. 

 

Naquela época já tinham consciência da importância de ter uma equipe motivada e dos grandes resultados que todos poderiam alcançar.

 

Esperamos que este post possa ajudá-los de alguma maneira a melhorar o gerenciamento da sua empresa e, claro crescer e se tornar uma empresa cada vez mais sólida.

 

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