06 de dezembro de 2021
Você é empresário ou inventor, e deseja ver o seu invento ganhando o mundo e indo além das fronteiras?
Já se perguntou, qual o melhor caminho para ter uma patente internacional?
Como registrar sua patente internacional e começar do jeito certo, usufruindo de todos os benefícios e garantias que uma patente pode proporcionar?
Se você respondeu sim, este post é para você, leia até o final e entenda o que é patente, quais os tipos de patentes, e como fazer o depósito de uma patente internacional.
Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.
É um direito de propriedade e exclusividade por um período determinado que será de até no máximo 20 anos.
Uma vez registrada, a marca torna-se propriedade de quem a registrou já a patente a titularidade é temporária.
É curioso observar, que a primeira lei de patentes do mundo datada de 1474 em Veneza, já tinha a visão de proteger com exclusividade o invento e o inventor, concedendo licença para a exploração, reconhecendo os direitos autorais e sugerindo regras para a aplicação no âmbito industrial.
É uma lei que continua atual após tantos anos.
Pode ser produto, processo ou técnica que traga uma nova solução para uma determinada área mercadológica, mas tem que atender os seguintes requisitos:
Novidade, atividade inventiva, e aplicação industrial.
Garantindo ao titular a exclusividade de exploração comercial da invenção, por 20 anos.
Consiste em um aperfeiçoamento de um produto já existente.
É aquela que altera um modelo de um objeto ou parte dele, revelando uma nova forma ou utilização. Apresentando melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
Aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com mesma data final de vigência desta.
É importante compreender que para patentear algum produto você não necessita necessariamente inventá-lo desde o zero.
Para entender melhor sobre patentes, leia no nosso Blog o post, Como Aumentar o Faturamento da Sua Empresa Com o Registro de Patentes.
Para fazer o depósito de Pedido de Patentes internacional, será necessário fazer um pedido internacional de patente.
Você pode solicitar a sua patente em outros países via CUP – CONVENÇÃO DA UNIÃO DE PARIS, o Brasil foi um dos 14 primeiros países a aderir essa convenção ou via PCT – Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes. Você deverá designar um procurador em cada um dos países escolhidos para representá-lo.
Vale lembrar que o pedido de patente depositado no Brasil, deverá ser traduzido, para o idioma do país que você pretende depositar.
O Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, ou PCT, foi firmado em 19 de junho de 1970, em Washington, com a finalidade de desenvolver o sistema de patentes e de transferência de tecnologia. (Fonte: Wikipedia).
O Brasil é integrante do (PCT) desde 1978.
Este tratado multilateral, permite que você solicite a proteção da sua invenção, de forma simultânea, em 153 países, através de um único pedido internacional de patente.
O pedido de patente, tem validade somente no país onde for depositado, porém a pesquisa para saber a disponibilidade da patente, é realizada no mundo todo, e caso já exista algo semelhante patenteado, o pedido não será concedido.
Se você pretende expandir os seus negócios e tornar sua empresa internacional, recomendamos a leitura do nosso post:
Como Internacionalizar Sua Empresa.
Neste post falamos sobre alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, antes de dar o primeiro passo rumo à internacionalização.
Para mais esclarecimentos, entre em contato e fale com um especialista, será um prazer poder ajudar.
14 de junho de 2024
Como Registrar Sua Primeira Patente? Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA. […]
Continue lendo10 de junho de 2024
Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio? O Que é Uma Marca Sustentável? Uma marca sustentável […]
Continue lendo