(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Como é o Programa de Aceleração de Empresas?

24 de novembro de 2020

Você quer saber, o que são Aceleradoras de Negócios e como funciona o Programas de Aceleração de Empresas?

 

Se você tem uma startup e está pensando em como levar sua empresa para o próximo nível.

 

Tem projetos e planos mas precisa de uma força especial, não apenas financeira mas de pessoas especializadas e preparadas com um bagagem profissional e  know how  que possam colaborar grandemente na implementação e estruturação da startup, este post é para você.

 

Esclareça suas dúvidas sobre como funciona o programa de aceleração de empresas e como ingressar.

 

O Que São as Aceleradoras de Empresas?

 

São empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e crescimento acelerado de startups.

 

Ajudam não apenas a obter novas rodadas de investimento mas também a atingir seu ponto de equilíbrio (onde conseguem pagar suas próprias contas com receitas geradas no próprio negócio).

 

Além dos serviços de apoio e benefícios oferecidos, a aceleradora investe também um pequeno valor financeiro (survival money) e, em contrapartida, torna-se sócia da startup até o desinvestimento, quando sua participação é vendida para investidores ou empresas

 

Para atingir este objetivo, foi criado o:

 

Programa de Aceleração de Empresas

 

Você tem curiosidade em saber como funciona e se este programa é para você?

 

Fizemos uma pesquisa sobre este tema de muito interesse para os novos empreendedores e destacamos aqui os principais pontos e fontes de informações, para que você possa compreender o programa de aceleração de empresas e seus benefícios.

 

Estamos vivendo a época do empreendedorismo, cada vez mais pessoas estão se conscientizando de suas qualidades e da possibilidade de  transformá-las em novos negócios criando não apenas uma  fonte de renda própria,  mas gerando novos postos de trabalho e criando empresas que trazem inovações para o país.

 

As novas gerações já não crescem acreditando que a vida não faz sentido sem uma carteira assinada.

 

As gerações mais maduras já enxergam a possibilidade de transformar suas experiências e know how  em um negócio rentável.

 

Este novo modo de pensar faz surgir novas e promissoras startups.

 

Por outro lado, há um outro grupo de pessoas bem sucedidas e com experiência em gestão e inovação, que deseja apoiar de muitas formas o desenvolvimento destes novos  negócios de forma estruturada e sustentável, transformando em empresas rentáveis e bem estruturados.

 

Um dos programas criados com este fim, é o programa de aceleração de Empresas,  criado pelas chamadas Aceleradoras de Negócios.

 

Como São Organizadas as Aceleradoras de Empresas?

 

A ABRAII – Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento,  foi criada em 2014 para articular ações conjuntas a favor do ecossistema empreendedor brasileiro; coordenar ações para a captação de recursos para as startups; ser um estudo de qualidade às aceleradoras brasileiras; impulsionar a inovação de base tecnológica no Brasil e o investimento em negócios inovadores.

A ABRII também possui atuação nas seguintes vertentes: 

Programa de qualificação de mentores, articulação e integração com os principais atores do ecossistema, levantamento e conteúdo educacional acerca das aceleradoras e empresas aceleradas, e projeto integrado de captação de investimento. (Fonte: ABRAII).

 

Como Funciona o Programa de Aceleração de Negócios?

 

O programa de Aceleração tem como objetivo principal acelerar o crescimento das startups. ajudando-as a  sair de forma mais rápida do ponto inicial e estarem preparadas para as rodadas de investimentos.

 

Elas se baseiam em alguns pilares e utilizam alguns recursos para atingirem este objetivo, são eles:

 

Acesso ao Mercado: Normalmente as Aceleradores mantêm  um ótimo relacionamento com grandes empresas o que facilita o acesso das empresas aceleradas à novas oportunidades.

 

Acesso a Investidores: Poderá ocorrer tanto de forma coletiva no chamado “demo day” como individual durante ou após o programa de aceleração.

 

Mentorias: Com o intuito de complementar não apenas a experiência, mas o conhecimentos das empresas aceleradas é criado uma rede de mentoria para dar suporte às startups.

 

Metodologia de Aceleração e Acompanhamento: O formato poderá variar, mas o objetivo principal é dar suporte e conduzir as startups a um desenvolvimento mais efetivo.

 

Workshops: Todas as startups que participam do programa passam por diversos programas de treinamentos e capacitações. 

 

O grande diferencial destes programas é que não se prendem apenas a ensinar metodologias, mas a colocar em prática aproveitando o contato com profissionais e empreendedores experientes.

 

Serviços: Algumas Aceleradoras poderão também de forma gratuita oferecer serviços jurídicos, financeiros ou contábeis.

Como Participar dos Programas de Aceleração de Negócios?

 

Para participar nos programas de aceleração a Startup deverá acompanhar os lançamentos e os requisitos de cada programa.

 

Ou procurar uma Aceleradora.

 

Em ambos casos, é necessário analisar qual deles é voltado para o seu campo de atuação.

 

Vale também acompanhar a agenda da ABRAII onde apresentam eventos e treinamentos voltados para empreendedores inovadores e startups.

 

Algumas Aceleradoras e Programas de Aceleração

 

InovAtiva Brasil 

 

Criada em 2013 pelo Ministério da Economia idealizado para se tornar uma ferramenta de gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional.

 

É hoje o maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país.

 

Ace 

 

Eleita três vezes consecutivas a melhor aceleradora da América Latina, pelo LatAm Founders, e é considerada a maior aceleradora do país.

 

Voltada para startups que atuem em mercados com potencial bilionário.

 

Artemisia

 

Busca negócios com modelos inovadores e alto potencial de impacto social.

 

Baita

 

Com base tecnológica, trabalha com startups com tecnologias inovadoras em suas áreas de atuação.

 

Esperamos que este conteúdos seja útil e esclarecedor além de trazer inspiração para você empreendedor.

 

Já que estamos falando de levar sua empresa para o próximo nível competindo com os melhores players do mercado e que para isto será necessário investir muita dedicação e muito trabalho, não deixe de registrar sua marca e garantir que você seja de fato dono da marca.

 

Sugiro a leitura do nosso post, Registro de Marcas, Gasto ou Investimento.

 

Ou se o seu produto é algo patenteável, leia Startups Já Podem Solicitar Prioridade Em Seus Pedidos de Patentes.

 

Conte sempre com a nossa equipe de especialistas para esclarecer qualquer dúvida.

Últimos artigos
Inovação e Diversificação: Guia para Revolucionar seus Investimentos em 2024

19 de janeiro de 2024

Como revolucionar seus Investimentos em 2024 considerando que o mundo dos investimentos continua em plena transformação, impulsionado por inovações e […]

Continue lendo
10 Razões para Investir no Registro de Marca em 2024

15 de janeiro de 2024

10 Razões para Investir no Registro de Marca em 2024, com os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, o  […]

Continue lendo