(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Como é o Programa de Aceleração de Empresas?

24 de novembro de 2020

Você quer saber, o que são Aceleradoras de Negócios e como funciona o Programas de Aceleração de Empresas?

 

Se você tem uma startup e está pensando em como levar sua empresa para o próximo nível.

 

Tem projetos e planos mas precisa de uma força especial, não apenas financeira mas de pessoas especializadas e preparadas com um bagagem profissional e  know how  que possam colaborar grandemente na implementação e estruturação da startup, este post é para você.

 

Esclareça suas dúvidas sobre como funciona o programa de aceleração de empresas e como ingressar.

 

O Que São as Aceleradoras de Empresas?

 

São empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e crescimento acelerado de startups.

 

Ajudam não apenas a obter novas rodadas de investimento mas também a atingir seu ponto de equilíbrio (onde conseguem pagar suas próprias contas com receitas geradas no próprio negócio).

 

Além dos serviços de apoio e benefícios oferecidos, a aceleradora investe também um pequeno valor financeiro (survival money) e, em contrapartida, torna-se sócia da startup até o desinvestimento, quando sua participação é vendida para investidores ou empresas

 

Para atingir este objetivo, foi criado o:

 

Programa de Aceleração de Empresas

 

Você tem curiosidade em saber como funciona e se este programa é para você?

 

Fizemos uma pesquisa sobre este tema de muito interesse para os novos empreendedores e destacamos aqui os principais pontos e fontes de informações, para que você possa compreender o programa de aceleração de empresas e seus benefícios.

 

Estamos vivendo a época do empreendedorismo, cada vez mais pessoas estão se conscientizando de suas qualidades e da possibilidade de  transformá-las em novos negócios criando não apenas uma  fonte de renda própria,  mas gerando novos postos de trabalho e criando empresas que trazem inovações para o país.

 

As novas gerações já não crescem acreditando que a vida não faz sentido sem uma carteira assinada.

 

As gerações mais maduras já enxergam a possibilidade de transformar suas experiências e know how  em um negócio rentável.

 

Este novo modo de pensar faz surgir novas e promissoras startups.

 

Por outro lado, há um outro grupo de pessoas bem sucedidas e com experiência em gestão e inovação, que deseja apoiar de muitas formas o desenvolvimento destes novos  negócios de forma estruturada e sustentável, transformando em empresas rentáveis e bem estruturados.

 

Um dos programas criados com este fim, é o programa de aceleração de Empresas,  criado pelas chamadas Aceleradoras de Negócios.

 

Como São Organizadas as Aceleradoras de Empresas?

 

A ABRAII – Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento,  foi criada em 2014 para articular ações conjuntas a favor do ecossistema empreendedor brasileiro; coordenar ações para a captação de recursos para as startups; ser um estudo de qualidade às aceleradoras brasileiras; impulsionar a inovação de base tecnológica no Brasil e o investimento em negócios inovadores.

A ABRII também possui atuação nas seguintes vertentes: 

Programa de qualificação de mentores, articulação e integração com os principais atores do ecossistema, levantamento e conteúdo educacional acerca das aceleradoras e empresas aceleradas, e projeto integrado de captação de investimento. (Fonte: ABRAII).

 

Como Funciona o Programa de Aceleração de Negócios?

 

O programa de Aceleração tem como objetivo principal acelerar o crescimento das startups. ajudando-as a  sair de forma mais rápida do ponto inicial e estarem preparadas para as rodadas de investimentos.

 

Elas se baseiam em alguns pilares e utilizam alguns recursos para atingirem este objetivo, são eles:

 

Acesso ao Mercado: Normalmente as Aceleradores mantêm  um ótimo relacionamento com grandes empresas o que facilita o acesso das empresas aceleradas à novas oportunidades.

 

Acesso a Investidores: Poderá ocorrer tanto de forma coletiva no chamado “demo day” como individual durante ou após o programa de aceleração.

 

Mentorias: Com o intuito de complementar não apenas a experiência, mas o conhecimentos das empresas aceleradas é criado uma rede de mentoria para dar suporte às startups.

 

Metodologia de Aceleração e Acompanhamento: O formato poderá variar, mas o objetivo principal é dar suporte e conduzir as startups a um desenvolvimento mais efetivo.

 

Workshops: Todas as startups que participam do programa passam por diversos programas de treinamentos e capacitações. 

 

O grande diferencial destes programas é que não se prendem apenas a ensinar metodologias, mas a colocar em prática aproveitando o contato com profissionais e empreendedores experientes.

 

Serviços: Algumas Aceleradoras poderão também de forma gratuita oferecer serviços jurídicos, financeiros ou contábeis.

Como Participar dos Programas de Aceleração de Negócios?

 

Para participar nos programas de aceleração a Startup deverá acompanhar os lançamentos e os requisitos de cada programa.

 

Ou procurar uma Aceleradora.

 

Em ambos casos, é necessário analisar qual deles é voltado para o seu campo de atuação.

 

Vale também acompanhar a agenda da ABRAII onde apresentam eventos e treinamentos voltados para empreendedores inovadores e startups.

 

Algumas Aceleradoras e Programas de Aceleração

 

InovAtiva Brasil 

 

Criada em 2013 pelo Ministério da Economia idealizado para se tornar uma ferramenta de gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional.

 

É hoje o maior e mais abrangente programa de aceleração de startups do país.

 

Ace 

 

Eleita três vezes consecutivas a melhor aceleradora da América Latina, pelo LatAm Founders, e é considerada a maior aceleradora do país.

 

Voltada para startups que atuem em mercados com potencial bilionário.

 

Artemisia

 

Busca negócios com modelos inovadores e alto potencial de impacto social.

 

Baita

 

Com base tecnológica, trabalha com startups com tecnologias inovadoras em suas áreas de atuação.

 

Esperamos que este conteúdos seja útil e esclarecedor além de trazer inspiração para você empreendedor.

 

Já que estamos falando de levar sua empresa para o próximo nível competindo com os melhores players do mercado e que para isto será necessário investir muita dedicação e muito trabalho, não deixe de registrar sua marca e garantir que você seja de fato dono da marca.

 

Sugiro a leitura do nosso post, Registro de Marcas, Gasto ou Investimento.

 

Ou se o seu produto é algo patenteável, leia Startups Já Podem Solicitar Prioridade Em Seus Pedidos de Patentes.

 

Conte sempre com a nossa equipe de especialistas para esclarecer qualquer dúvida.

Últimos artigos
Como Registrar Sua Primeira Patente?

14 de junho de 2024

Como Registrar Sua Primeira Patente?   Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA.   […]

Continue lendo
O Que é Uma Marca Sustentável?

10 de junho de 2024

Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio?   O Que é Uma Marca Sustentável?   Uma marca sustentável […]

Continue lendo