06 de agosto de 2021
Leia este post e saiba como investir no registro poderá transformar sua marca, levando-a para o próximo nível, e como o Registro da Marca Gera Valor à Sua Empresa.
Como já comentado em outros posts, o registro da marca além de ser o único recurso que fará o empresário de fato dono da marca, também gera valor para a empresa.
Isto ocorre, não apenas porque após o registro, a marca se torna parte do patrimônio como um ativo intangível, mas por outros motivos que iremos resumir neste post.
Se pararmos para analisar, encontraremos facilmente dezenas de marcas de um mesmo produto disputando a atenção do público.
Seja nas prateleiras de um supermercado ou com o crescimento das redes sociais, em publicidades que chegam às mãos das pessoas a todo instante.
Uma das grandes funções da marca, é dar personalidade e tornar único aquele produto ou serviço, diferenciando-o de alguma maneira dos demais.
Destacando seu valor, e criando proximidade com o seu cliente.
Isto ocorre devido a um trabalho de construção de marca realizado ao longo de alguns anos.
E é este diferencial que vai garantir que o consumidor se decida por esta ou outra marca.
Uma das grandes funções da marca registrada, é garantir ao dono do registro, não apenas a propriedade de todo o valor gerado com a construção da marca.
Mas poder usufruir da reputação conquistada ao longo de um determinado período e explorar comercialmente com exclusividade em todo o território nacional ou internacional dependendo do tipo de registro escolhido.
E Quais São os Motivos Que Tornam Uma Marca Mais Valorizada ao Ser Registrada?
Alguns dos principais motivos que fazem que o Registro da Marca Gera Valor à Sua Empresa são:
Normalmente, quando um empresário decide que é chegado o momento de investir no registro da marca, significa entre outras coisas que acredita no seu produto, tem planos e já é capaz de visualizar o futuro do seu negócio.
Quando acreditamos no que estamos fazendo, somos capazes de vender e fazer com que os demais acreditem também.
O Registro da Marca, será um recurso que além de gerar valor real para o negócio, também tornará isto visível através do ® símbolo desta conquista.
Ter este pequeno símbolo ® ao lado da sua marca seja nas redes sociais, em um cartão de visita, embalagem ou materiais gráficos, transmite segurança na comercialização ou apresentação a clientes e fornecedores.
Gera valor e confiabilidade.
A marca registrada(R), por ser um bem intangível, torna-se parte do patrimônio da empresa, além dos vínculos criados no mercado em que atua.
A marca tem o poder de gerar memórias afetivas que se perpetuam ao longo dos anos.
A força de uma marca está diretamente ligada a sua capacidade de crescer e se manter presente na mente dos consumidores, quanto maior sua força mais valorizada ela será e maior será o valor do patrimônio.
Uma das grandes formas de expandir um negócio, é através de franquias.
Somente uma marca registrada poderá ser franqueada.
Uma das formas que o registro da marca gera valor à sua empresa, é evitando que o seu produto seja copiado tornando-o exclusivo e garantindo direitos na exploração comercial em todo o território nacional.
O licenciamento da marca é uma outra importante forma de geração de valor através do registro.
No licenciamento, o proprietário da marca concede direitos de uso de uma determinada marca ou personagem a terceiros com objetivo de exploração comercial.
Desta forma, continua sendo proprietário da marca e gera mais uma fonte de renda, além do crescimento da visibilidade, pois sua marca será levada a mais lugares por outras pessoas, sem que você perca os direitos sobre ela.
Um grande exemplo disto é a Disney, que concede a licença a outras empresas, para que fabriquem produtos utilizando seus personagens.
Há vários exemplos, como tênis, camisetas, shampoos turma da Mônica entre outros, que utilizam personagens de alguma marca registrada e consolidada no mercado.
Sem que o proprietário deixe de ser o dono e usufrua de todos os benefícios gerados por ela com a concessão da licença .
Como demonstrado, o registro da marca gera valor de muitas formas para a empresa, desde valores tangíveis com o crescimento de suas fontes de renda através do licenciamento ou franquia.
Como valor intangível, através da reputação e valorização que o registro garante à marca.
Um outro detalhe muito importante, é que com a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, é possível explorar estes benefícios, não apenas no Brasil, mas em outros países do mundo.
Por isto, se você ainda não registrou, tome uma atitude que poderá ser um marco na história da sua empresa.
Leia também: Por que o Registro de Marca é Essencial Para Qualquer Empresa.
Faça o registro da sua marca!
14 de junho de 2024
Como Registrar Sua Primeira Patente? Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA. […]
Continue lendo10 de junho de 2024
Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio? O Que é Uma Marca Sustentável? Uma marca sustentável […]
Continue lendo