(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Dez Motivos Para  Você Registrar Sua Marca

05 de maio de 2022

Os 10 Maiores Motivos Para  Registro de Marcas, identificados por mim em 10 Anos de Empresa

 

Quando minha consultora de Marketing Digital @biasdigital me disse:

 

Talita, precisamos escrever sobre os grandes motivos que devem motivar uma empresa a registrar sua marca.

 

Mas desde o seu  ponto de vista.

 

Com base na sua trajetória nestes 10 anos no mercado de registro de marcas, patentes e propriedade industrial.

 

Primeiramente me passou um filme pela cabeça.

 

Oi, como assim?

 

Já se passaram 10 anos?

 

Sim Talita, respondi para mim mesma. 

 

São 10 anos desde o dia em que preparou o seu primeiro pedido de registro com a sua própria empresa.

 

Eu falei empresa?

 

Na verdade o que eu tinha, era:

 

  • Necessidade Financeira;

 

  • Força de vontade;

 

  • Um quarto na casa da minha mãe;

 

  • Um CNPJ;

 

  • Uma pequena mesa, um telefone e um computador. 

 

Como Comecei?

 

Tendo  isto em mãos, uni vontade de trabalhar e  buscar novos conhecimentos com  grandes propósitos e convicções sobre onde eu queria chegar e transformei aquele quarto de apartamento em um escritório.

 

Que iria levar a cultura sobre a importância das marcas e patentes para as empresas de todo o Brasil, gerando e agregando valor para cada cliente.

 

Não foi o meu primeiro pedido de registro,  minha experiência na área começou aos 16 anos de idade, no meu primeiro emprego trabalhando para uma outra empresa que me permitiu adquirir os conhecimentos iniciais, que seriam então a minha futura carreira.

 

O desejo de empreender e fazer um trabalho que tivesse um grande significado, não somente para mim, mas para todos os envolvidos, entre eles:

 

Equipe de colaboradores e meus futuros clientes que em sua maioria, também são empreendedores com seus sonhos e desafios, me fez tomar a atitude de começar.

 

Naquele momento, não poderia imaginar que após 10 anos e mais de 600 clientes atendidos eu estaria aqui, escrevendo este texto.

 

O Caminho Percorrido

 

Muitas coisas se passaram, foram muitos estudos, cursos, especializações, workshops, viagens, desafios, aprendizagem, decepções, erros e acertos.

 

Enfim,  nem tudo foram flores, afinal, quem é empreendedor no Brasil, sabe que há momentos em que pensamos em desistir de tudo.

 

Mas, quem é empreendedor também sabe, que são os momentos difíceis que geram os ótimos resultados.

 

E a forma de enfrentar estas  dificuldades que definem o empreendedor, porque são estes mesmos momentos que no final nos mostram o quanto vale a pena.

 

E, o meu desejo de empreender somado aos meus propósitos e valores, sobre família, vida, Deus,  a importância do cliente para a empresa e da empresa para a sociedade, como geradora de empregos e com sua responsabilidade social.

 

Que me fizeram chegar até aqui, e hoje posso olhar para trás e sentir orgulho do que pudemos construir ao longo destes anos.

 

Sim, pudemos, porque sem o apoio de bons colaboradores e da minha família, eu com certeza não poderia ter chegado até o momento de poder sentar após 10 anos e refletir sobre os motivos que devem levar uma empresa a registrar sua marca.

 

Onde estávamos mesmo?

 

Quais Seriam Os Dez Maiores Motivos Para  Você Registrar Sua Marca?

 

Sim, vamos falar sobre os 10 motivos ou benefícios que eu acredito que devem dar a certeza para qualquer dono de empresa da importância de registrar sua marca .

 

  • Você Acredita no Que Está Construindo?

 

  • O primeiro motivo, é com base na minha própria experiência. 

 

Como comentei, comecei com um computador em uma pequena mesa, no quarto de casa.

 

Mas eu acreditava no que estava construindo e para que. 

 

Esta fé me fez começar e continuar, mesmo quando tudo parecia perdido.

 

Então, se você acredita no seu projeto. 

 

Aqui você já tem o seu primeiro Motivo:

 

Você e todo o esforço que vai dedicar ao seu negócio.

 

  • O Segundo Motivo é Pensando no Meu Primeiro Cliente

 

Graças a Deus, tive a sorte de começar com uma grande empresa.

 

Então, uma empresa grande, consolidada no mercado e que tem um departamento jurídico preparado para defender seus direitos, também registra sua marca?

 

Ou seja:

 

Independentemente do tamanho da sua empresa, registre sua marca, coloque aquele ® ao lado do seu nome e garanta a sua propriedade os seus direitos e  gere valor para sua empresa.

 

  • Terceiro Motivo: Tamanho Não é Documento

 

Fazendo uma análise lembro de alguns clientes que eram bem pequenos, começando como eu comecei.

 

O nosso primeiro cliente “pequeno” vendia roupas na praia, sabe aqueles carrinhos que passam pela praia vendendo biquínis, roupas, entre outras coisas!?

 

Eram vendedores ambulantes, mas já tinham este nível de consciência sobre a importância do registro da marca no INPI. 

 

Com o passar dos anos cresceram, hoje estão com fabricação e loja própria, vendendo no atacado e varejo para o MUNDO todo.

 

Muito mais do que poderiam imaginar quando iniciaram, mas fizeram isto com tranquilidade e a certeza de terem a propriedade da sua marca blindada contra espertalhões que queiram pegar carona no sucesso alheio.

 

Então, não importa o seu tamanho hoje. 

 

O motivo para você registrar, é para já garantir proteção para o seu futuro.

 

  • Quarto Motivo Compromisso

 

Olhando para as empresas que fizeram o registro conosco lá atrás e que estamos após 10 anos prorrogando os seus registros e que ainda hoje me orgulho de tê-las como clientes e vendo toda sua evolução.

 

Acredito que o investimento no registro de marcas, é algo que te tira do ponto A e te leva para o ponto B.

 

É como se a pessoa assumisse o compromisso de fazer dar certo. Desistir não é uma alternativa.

 

Motivo : Estou comprometido com o meu negócio, não estou aqui só de passagem.

 

  • Quinto Motivo Xixi no Poste

 

Quando você começa em um determinado mercado, seus concorrentes vão olhar para sua empresa, fazer aquela análise, talvez entrar em contato, pedir um orçamento, fazer uma visita, benchmarking, etc. 

 

Para ver quem é o novato, seu tamanho, se há motivos para preocupação,  etc. 

 

Quando descobrem que já tem marca registrada, ou tem alguma patente.

 

O olhar já é outro.

 

Opa! respeito, não é só mais um no mercado.

 

Motivo: Marcar território

 

  • Sexto Motivo Começar do Jeito Certo

 

Quando uma empresa decide fazer um investimento no registro de marcas.

 

Mostra também que quer fazer as coisas certas, e demonstra a confiança que tem no seu negócio, isto atrai bons fornecedores e clientes que também pensam da mesma forma.

 

Motivo: Começar certo já se preparando para o crescimento da empresa.

 

  • Sétimo Motivo Confiança

 

Quando vamos ao supermercado, costumamos comprar um certo produto, por gostarmos daquela marca específica ou pela confiança que temos na marca ou até pelo custo benefício.

 

As vezes gostamos mais de uma marca do que de outra, mas por ser uma marca de alto valor no mercado, os produtos acabam sendo mais caros, fazendo com que compremos o “meio termo”.

 

Mas já prestaram atenção que quando os produtos daquela marca que gostamos entram em promoção, igualando-se ao preço que costumamos pagar no produto de “meio termo”, optamos nesta situação adquirir o produto da marca que gostamos!? 

 

Isso já deve ter acontecido com vocês, porque conosco acontece sempre, vivemos buscando promoção (risos). 

 

Por que fazemos isso? 

 

Porque além de termos apreço por aquela marca, temos confiança.

 

Uma marca registrada abre caminhos para conquistar a confiança dos seus consumidores e dos seus clientes.

 

  • Oitavo Motivo Valorização da Sua Empresa Para o Mercado

 

Notaram o que comentamos no item 7, sobre uma marca que acaba sendo mais cara pelo seu alto valor no mercado?

 

Pois bem, como vamos gerar valor para sua marca, sem o registro de marca!?

 

 Afinal, não dá para sermos donos de uma marca se nem o direito sobre ela nós adquirimos. 

 

Seremos donos somente daquilo que temos posse, ou seja, o fato de abrir uma empresa não te dá “posse” sobre a sua marca, é preciso registrá-la.

 

Se valorização não for um dos motivos de você escalar o seu negócio, desculpe, mas empreender é para quem busca crescer, e crescimento requer investimento. 

 

Sua marca só conseguirá alcançar um alto nível de valor, a partir do momento que você registrá-la e que você for DONO da sua própria marca. 

 

  • Nono Motivo, Competitividade 

 

No mercado, o nível de competitividade vem crescendo dia a dia, fazendo com que tenhamos que andar lado a lado com a inovação, para assim conseguirmos estar à frente da nossa concorrência.

 

Precisamos buscar diferenciais para conseguirmos a competitividade com a concorrência, e, estes diferenciais podem estar relacionados a produtos ou serviços novos que deverão estar protegidos para garantir que a concorrência esteja um passo atrás do nosso negócio.

 

Trabalhar a criação e o desenvolvimento de uma branding requer muita estratégia e um dos pontos estratégicos é registrar a marca para que ela esteja protegida contra a concorrência desleal.

 

ALBUQUERQUE (1992) define a competitividade como “a capacidade da empresa de formular e implementar estratégias concorrenciais que lhe permitam obter e manter a longo prazo, posição sustentável no mercado”.

 

  • Décimo Motivo, O Amor Pelo Que Você Acredita

 

Costumam-se dizer que a gente protege e cuida daquilo que a gente ama. 

 

Como não criar amor por uma marca ou um negócio que batalhamos para construir? 

 

Vamos deixar vulnerável aquilo que amamos, ou pior, vamos expor ao risco aquilo que amamos? 

 

A empresa para os empreendedores é como um filho, nasce dependendo 100% da gente, protegemos e educamos para que depois possamos vê-los dominar o mundo. 

 

Não podemos simplesmente trocar o nome do nosso “filho” porque não os protegemos. 

 

E, como fica o amor que criamos pela nossa marca, o amor que outras pessoas criaram pela marca, a confiança que depositaram sobre ela!?

 

Nunca digam:

 

“Qualquer coisa eu mudo de nome”, quando sugerirem para você registrar a sua marca, porque esta frase demonstra a falta de amor que você tem pelo seu negócio.

 

Seja qual for o seu motivo, o importante é entender que registrar sua marca valoriza sua empresa e garante os seus direitos como dono da marca.

 

E, claro, algum destes Dez Maiores Motivos Para  Você Registrar Sua Marca, desde o meu ponto de vista, fizeram sentido para você.

 

E você ainda não registrou sua marca. Entre em Contato, vamos conversar para que entenda melhor sobre a importância, os benefícios e como tirar proveito deste investimento para a sua empresa.

Últimos artigos
Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil?

13 de abril de 2022

Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil?   Você sabe como registrar uma marca de produto agrícola no […]

Continue lendo
Valuation Como Mensurar o Valor da Sua Empresa?

31 de março de 2022

Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa   Para começar a entender como mensurar o valor da sua […]

Continue lendo