05 de maio de 2022
Quando minha consultora de Marketing Digital @biasdigitalmkt me disse:
Talita, precisamos escrever sobre os grandes motivos que devem motivar uma empresa a registrar sua marca.
Mas desde o seu ponto de vista.
Com base na sua trajetória nestes 10 anos no mercado de registro de marcas, patentes e propriedade industrial.
Primeiramente me passou um filme pela cabeça.
Oi, como assim?
Já se passaram 10 anos?
Sim Talita, respondi para mim mesma.
São 10 anos desde o dia em que preparou o seu primeiro pedido de registro com a sua própria empresa.
Na verdade o que eu tinha, era:
Tendo isto em mãos, uni vontade de trabalhar e buscar novos conhecimentos com grandes propósitos e convicções sobre onde eu queria chegar e transformei aquele quarto de apartamento em um escritório.
Que iria levar a cultura sobre a importância das marcas e patentes para as empresas de todo o Brasil, gerando e agregando valor para cada cliente.
Não foi o meu primeiro pedido de registro, minha experiência na área começou aos 16 anos de idade, no meu primeiro emprego trabalhando para uma outra empresa que me permitiu adquirir os conhecimentos iniciais, que seriam então a minha futura carreira.
O desejo de empreender e fazer um trabalho que tivesse um grande significado, não somente para mim, mas para todos os envolvidos, entre eles:
Equipe de colaboradores e meus futuros clientes que em sua maioria, também são empreendedores com seus sonhos e desafios, me fez tomar a atitude de começar.
Naquele momento, não poderia imaginar que após 10 anos e mais de 600 clientes atendidos eu estaria aqui, escrevendo este texto.
Muitas coisas se passaram, foram muitos estudos, cursos, especializações, workshops, viagens, desafios, aprendizagem, decepções, erros e acertos.
Enfim, nem tudo foram flores, afinal, quem é empreendedor no Brasil, sabe que há momentos em que pensamos em desistir de tudo.
Mas, quem é empreendedor também sabe, que são os momentos difíceis que geram os ótimos resultados.
E a forma de enfrentar estas dificuldades que definem o empreendedor, porque são estes mesmos momentos que no final nos mostram o quanto vale a pena.
E, o meu desejo de empreender somado aos meus propósitos e valores, sobre família, vida, Deus, a importância do cliente para a empresa e da empresa para a sociedade, como geradora de empregos e com sua responsabilidade social.
Que me fizeram chegar até aqui, e hoje posso olhar para trás e sentir orgulho do que pudemos construir ao longo destes anos.
Sim, pudemos, porque sem o apoio de bons colaboradores e da minha família, eu com certeza não poderia ter chegado até o momento de poder sentar após 10 anos e refletir sobre os motivos que devem levar uma empresa a registrar sua marca.
Sim, vamos falar sobre os 10 motivos ou benefícios que eu acredito que devem dar a certeza para qualquer dono de empresa da importância de registrar sua marca .
Como comentei, comecei com um computador em uma pequena mesa, no quarto de casa.
Mas eu acreditava no que estava construindo e para que.
Esta fé me fez começar e continuar, mesmo quando tudo parecia perdido.
Então, se você acredita no seu projeto.
Aqui você já tem o seu primeiro Motivo:
Graças a Deus, tive a sorte de começar com uma grande empresa.
Então, uma empresa grande, consolidada no mercado e que tem um departamento jurídico preparado para defender seus direitos, também registra sua marca?
Ou seja:
Independentemente do tamanho da sua empresa, registre sua marca, coloque aquele ® ao lado do seu nome e garanta a sua propriedade os seus direitos e gere valor para sua empresa.
Fazendo uma análise lembro de alguns clientes que eram bem pequenos, começando como eu comecei.
O nosso primeiro cliente “pequeno” vendia roupas na praia, sabe aqueles carrinhos que passam pela praia vendendo biquínis, roupas, entre outras coisas!?
Eram vendedores ambulantes, mas já tinham este nível de consciência sobre a importância do registro da marca no INPI.
Com o passar dos anos cresceram, hoje estão com fabricação e loja própria, vendendo no atacado e varejo para o MUNDO todo.
Muito mais do que poderiam imaginar quando iniciaram, mas fizeram isto com tranquilidade e a certeza de terem a propriedade da sua marca blindada contra espertalhões que queiram pegar carona no sucesso alheio.
Então, não importa o seu tamanho hoje.
Olhando para as empresas que fizeram o registro conosco lá atrás e que estamos após 10 anos prorrogando os seus registros e que ainda hoje me orgulho de tê-las como clientes e vendo toda sua evolução.
Acredito que o investimento no registro de marcas, é algo que te tira do ponto A e te leva para o ponto B.
É como se a pessoa assumisse o compromisso de fazer dar certo. Desistir não é uma alternativa.
Quando você começa em um determinado mercado, seus concorrentes vão olhar para sua empresa, fazer aquela análise, talvez entrar em contato, pedir um orçamento, fazer uma visita, benchmarking, etc.
Para ver quem é o novato, seu tamanho, se há motivos para preocupação, etc.
Quando descobrem que já tem marca registrada, ou tem alguma patente.
O olhar já é outro.
Opa! respeito, não é só mais um no mercado.
Quando uma empresa decide fazer um investimento no registro de marcas.
Mostra também que quer fazer as coisas certas, e demonstra a confiança que tem no seu negócio, isto atrai bons fornecedores e clientes que também pensam da mesma forma.
Quando vamos ao supermercado, costumamos comprar um certo produto, por gostarmos daquela marca específica ou pela confiança que temos na marca ou até pelo custo benefício.
As vezes gostamos mais de uma marca do que de outra, mas por ser uma marca de alto valor no mercado, os produtos acabam sendo mais caros, fazendo com que compremos o “meio termo”.
Mas já prestaram atenção que quando os produtos daquela marca que gostamos entram em promoção, igualando-se ao preço que costumamos pagar no produto de “meio termo”, optamos nesta situação adquirir o produto da marca que gostamos!?
Isso já deve ter acontecido com vocês, porque conosco acontece sempre, vivemos buscando promoção (risos).
Por que fazemos isso?
Porque além de termos apreço por aquela marca, temos confiança.
Uma marca registrada abre caminhos para conquistar a confiança dos seus consumidores e dos seus clientes.
Notaram o que comentamos no item 7, sobre uma marca que acaba sendo mais cara pelo seu alto valor no mercado?
Pois bem, como vamos gerar valor para sua marca, sem o registro de marca!?
Afinal, não dá para sermos donos de uma marca se nem o direito sobre ela nós adquirimos.
Seremos donos somente daquilo que temos posse, ou seja, o fato de abrir uma empresa não te dá “posse” sobre a sua marca, é preciso registrá-la.
Se valorização não for um dos motivos de você escalar o seu negócio, desculpe, mas empreender é para quem busca crescer, e crescimento requer investimento.
Sua marca só conseguirá alcançar um alto nível de valor, a partir do momento que você registrá-la e que você for DONO da sua própria marca.
No mercado, o nível de competitividade vem crescendo dia a dia, fazendo com que tenhamos que andar lado a lado com a inovação, para assim conseguirmos estar à frente da nossa concorrência.
Precisamos buscar diferenciais para conseguirmos a competitividade com a concorrência, e, estes diferenciais podem estar relacionados a produtos ou serviços novos que deverão estar protegidos para garantir que a concorrência esteja um passo atrás do nosso negócio.
Trabalhar a criação e o desenvolvimento de uma branding requer muita estratégia e um dos pontos estratégicos é registrar a marca para que ela esteja protegida contra a concorrência desleal.
ALBUQUERQUE (1992) define a competitividade como “a capacidade da empresa de formular e implementar estratégias concorrenciais que lhe permitam obter e manter a longo prazo, posição sustentável no mercado”.
Costumam-se dizer que a gente protege e cuida daquilo que a gente ama.
Como não criar amor por uma marca ou um negócio que batalhamos para construir?
Vamos deixar vulnerável aquilo que amamos, ou pior, vamos expor ao risco aquilo que amamos?
A empresa para os empreendedores é como um filho, nasce dependendo 100% da gente, protegemos e educamos para que depois possamos vê-los dominar o mundo.
Não podemos simplesmente trocar o nome do nosso “filho” porque não os protegemos.
E, como fica o amor que criamos pela nossa marca, o amor que outras pessoas criaram pela marca, a confiança que depositaram sobre ela!?
Nunca digam:
“Qualquer coisa eu mudo de nome”, quando sugerirem para você registrar a sua marca, porque esta frase demonstra a falta de amor que você tem pelo seu negócio.
Seja qual for o seu motivo, o importante é entender que registrar sua marca valoriza sua empresa e garante os seus direitos como dono da marca.
E, claro, algum destes Dez Maiores Motivos Para Você Registrar Sua Marca, desde o meu ponto de vista, fizeram sentido para você.
E você ainda não registrou sua marca. Entre em Contato, vamos conversar para que entenda melhor sobre a importância, os benefícios e como tirar proveito deste investimento para a sua empresa.
14 de junho de 2024
Como Registrar Sua Primeira Patente? Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA. […]
Continue lendo10 de junho de 2024
Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio? O Que é Uma Marca Sustentável? Uma marca sustentável […]
Continue lendo