(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

O Que é Marca de Posição?

13 de outubro de 2021

Você Sabe O Que é Marca de Posição?

 

Para Quais Tipos de Empresas Ou Setores Ela Pode Ser Utilizada?

 

Se você acompanha nossas redes sociais, já deve ter lido que o INPI, a partir de 1 de Outubro passou a receber pedidos de marcas de posição.

 

Por ser ainda novidade no Brasil, é normal que surjam algumas dúvidas, por exemplo:

 

  • Qual o benefício que esta modalidade de registro poderá trazer para o empreendedor?
  • Será que esta modalidade de registro é interessante para qualquer segmento?

 

Se você se interessou por esta novidade, continue lendo este post que vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

 

O Que é Marca de Posição?

 

Marca de posição é uma das chamadas “marcas não tradicionais”,  são marcas registradas que consistem na maneira específica como a marca é colocada ou afixada no produto.

 

Será registrada como marca de posição  o conjunto distintivo, capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que: 

 

I – seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e 

II – a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional. 

 

Caso a solicitação do registro, não atenda as especificações acima mencionadas, o pedido será indeferido como marca de posição. (Fonte:INPI)

 

Como São Utilizadas?

 

As marcas de posição são frequentemente utilizadas  no setor da moda.

 

Por exemplo para proteção dos elementos de decoração de calçados.

 

 

No exemplo acima, registrado em julho de 2015.

 

O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) aceitou o pedido de  marca de posição, descrita da seguinte forma: 

 

“a marca é uma marca de posição. 

Consiste em um elemento figurativo colocado na superfície externa da parte superior de um sapato, estendendo-se longitudinalmente do centro do punho do sapato até a sola. 

A linha pontilhada mostra a posição da marca registrada, e não faz parte da marca ”.

 

Ou seja, atende aos itens I e II citados acima.

 

Sapatos Louboutin,  Um Famoso Exemplo de Marca de Posição

 

Um famoso exemplo de marca de posição, é o solado vermelho dos sapatos Louboutin.

 

Curiosidade

 

Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, o designer contou que sua marca registrada, a sola vermelha, nasceu quando ele necessitava criar um toque especial para acrescentar aos sapatos. 

 

 Christian notou que sempre via uma funcionária sua pintar as unhas de vermelho, e decidiu passar o esmalte no solado de um dos sapatos. 

 

E o resultado todo mundo já sabe. 

 

A partir deste momento, todas as peças Louboutin produzidas passaram a ter a sola em tom vermelho.

(Fonte: Versatille.com).

 

Conclusão

 

Por definição, a marca é um sinal distintivo que tem como principal função distinguir um produto de outros similares no mercado.

 

A Marca de Posição, enfatiza ainda mais este conceito, e é uma ótima alternativa para aqueles que buscam exclusividade e fixação na memória visual do seu público.

 

Por isto, independentemente do tipo de marca.

 

Seja criativo para diferenciar-se o máximo possível do que já existe no mercado, e ser sempre lembrado pelo seu cliente.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do registro da marca para o seu negócio, recomendamos a leitura do nosso post: Por que o registro de marca é importante para qualquer empresa.

 

Nele você poderá esclarecer várias dúvidas, ou se preferir.

 

Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer poder conversar com você.

 

Últimos artigos
As Marcas Mais Valiosas de 2021

17 de novembro de 2021

As Marcas Mais Valiosas de 2021 e Como Elas Influenciaram o Mundo   É curioso observar como  3 marcas que […]

Continue lendo
Os Vários Lados do  Empreendedorismo

12 de novembro de 2021

Os Vários Lados do  Empreendedorismo   “Empreender ou Não Empreender, eis a Questão”   A palavra empreendedorismo, praticamente virou moda […]

Continue lendo