13 de outubro de 2021
Você Sabe O Que é Marca de Posição?
Para Quais Tipos de Empresas Ou Setores Ela Pode Ser Utilizada?
Se você acompanha nossas redes sociais, já deve ter lido que o INPI, a partir de 1 de Outubro passou a receber pedidos de marcas de posição.
Por ser ainda novidade no Brasil, é normal que surjam algumas dúvidas, por exemplo:
Se você se interessou por esta novidade, continue lendo este post que vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
Marca de posição é uma das chamadas “marcas não tradicionais”, são marcas registradas que consistem na maneira específica como a marca é colocada ou afixada no produto.
Será registrada como marca de posição o conjunto distintivo, capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que:
I – seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e
II – a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional.
Caso a solicitação do registro, não atenda as especificações acima mencionadas, o pedido será indeferido como marca de posição. (Fonte:INPI)
As marcas de posição são frequentemente utilizadas no setor da moda.
Por exemplo para proteção dos elementos de decoração de calçados.
No exemplo acima, registrado em julho de 2015.
O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) aceitou o pedido de marca de posição, descrita da seguinte forma:
“a marca é uma marca de posição.
Consiste em um elemento figurativo colocado na superfície externa da parte superior de um sapato, estendendo-se longitudinalmente do centro do punho do sapato até a sola.
A linha pontilhada mostra a posição da marca registrada, e não faz parte da marca ”.
Ou seja, atende aos itens I e II citados acima.
Sapatos Louboutin, Um Famoso Exemplo de Marca de Posição
Um famoso exemplo de marca de posição, é o solado vermelho dos sapatos Louboutin.
Em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, o designer contou que sua marca registrada, a sola vermelha, nasceu quando ele necessitava criar um toque especial para acrescentar aos sapatos.
Christian notou que sempre via uma funcionária sua pintar as unhas de vermelho, e decidiu passar o esmalte no solado de um dos sapatos.
E o resultado todo mundo já sabe.
A partir deste momento, todas as peças Louboutin produzidas passaram a ter a sola em tom vermelho.
(Fonte: Versatille.com).
Conclusão
Por definição, a marca é um sinal distintivo que tem como principal função distinguir um produto de outros similares no mercado.
A Marca de Posição, enfatiza ainda mais este conceito, e é uma ótima alternativa para aqueles que buscam exclusividade e fixação na memória visual do seu público.
Por isto, independentemente do tipo de marca.
Seja criativo para diferenciar-se o máximo possível do que já existe no mercado, e ser sempre lembrado pelo seu cliente.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do registro da marca para o seu negócio, recomendamos a leitura do nosso post: Por que o registro de marca é importante para qualquer empresa.
Nele você poderá esclarecer várias dúvidas, ou se preferir.
Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer poder conversar com você.
13 de abril de 2022
Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil? Você sabe como registrar uma marca de produto agrícola no […]
Continue lendo31 de março de 2022
Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa Para começar a entender como mensurar o valor da sua […]
Continue lendo