04 de junho de 2020
Você já se perguntou, porque o Registro da Marca é tão importante para uma empresa?
Entenda agora, porque você precisa registrar sua marca.
Você precisa registrar sua marca, porque:
Toda construção feita sem uma boa base, um bom “alicerce” correrá o risco de desmoronar em algum momento.
Neste caso, o Registro da Marca é a base que vai assegurar que tudo o que você vem construindo ao longo dos anos não venha a “desmoronar”, porque alguém gostou do seu trabalho e da sua marca, pesquisou, descobriu que estava liberada e decidiu tomar posse e usufruir de tudo o que foi construído.
Claro, você poderá recorrer, brigar pelos seus direitos, poderá ganhar ou não.
Mas se registrar a marca quando iniciar seu negócio você já elimina este tipo de dor de cabeça, perda de tempo, gastos com advogados ou surpresas desagradáveis.
Vivenciamos no nosso dia a dia no escritório, casos de empresários que se pudessem voltar atrás, jamais teriam iniciado seus negócios e feito tantos investimentos, sem antes fazer o principal investimento, que é:
Registrar a Marca, assegurando desta maneira ser de fato o dona da marca, e ter direitos e exclusividade em todo o território nacional, ou internacional dependendo da forma do registro.
Para saber mais detalhes sobre Registro de Marcas Internacional, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Internacionalização de Empresas o mundo está se tornando cada mais mais um lugar sem fronteiras levar sua marca para o exterior pode ser bem mais fácil do que imagina o importante é estar bem assessorado.
O objetivo deste post é esclarecer todas as dúvidas sobre:
Marca Registrada, porque aquele “R” símbolo que representa uma marca registrada é tão valioso para a empresa?
Imagine sua empresa trabalhando normalmente e um belo dia o telefone toca.
Do outro lado da linha um cliente insatisfeito está reclamando de um serviço mal prestado ou um produto com defeito.
Então, o atendente pede um número da nota fiscal ou ordem de serviço para poder localizar as informações do cliente.
Eis que as informações não batem, então ele começa a questionar o “cliente insatisfeito”:
“O Senhor poderia me passar o número do CNPJ da empresa que emitiu a nota fiscal, para verificarmos internamente?
Qual a razão social da empresa que prestou esse serviço ao senhor?”
Para o espanto do atendente as informações não são da sua empresa, o cliente indignado conta ter encontrado seu telefone em um site de buscas.
Comenta que pesquisou pelo nome da empresa que prestou serviço, que “coincidentemente” é idêntico ao da empresa para a qual estava ligando.
Ou seja, a sua.
Olha o transtorno que o uso de marca idêntica ou similar por terceiros, pode trazer para sua empresa, sem falar na má reputação por reclamações de clientes insatisfeitos, que na verdade não contrataram os seus serviços e sim de outra empresa que utiliza a mesma marca que a sua.
Esse é somente 1 (um) cenário negativo de muitos outros que podem acontecer, como, receber uma Notificação Extrajudicial por Uso Indevido de Marca e ter que alterar fachada da empresa, logotipo, site, papelaria, enfim, não podemos nem cogitar esses acontecimentos, temos que correr atrás da solução.
Então, vamos lá;
Marca é o sinal que distingue o produto/serviço fabricado e/ou comercializado por um profissional autônomo ou por uma empresa seja qual for o seu ramo de atuação.
A marca é composta não somente pelo nome, logo mas também pela imagem e pelas percepções que identificam um produto ou serviço nas mentes dos seus clientes.
A marca carrega uma história, uma promessa de valor, desempenho e qualidade que poderão influenciar o consumidor na hora de decidir entre esta ou aquela empresa.
Por isto insistimos na importância do registro da marca, porque tudo isto não se constrói da noite para o dia e somente o registro da marca garante que estas conquistas permaneçam nas mãos de quem as construiu ao longo dos anos.
O principais benefícios que agregam muito valor a sua marca quando registrada, são:
Sabemos que no Brasil inexiste uma compreensão acerca do poder da marca, e que ela pode representar um patrimônio imaterial com um valor significativo para a empresa, transformando-se numa alternativa inovadora na composição financeira e contábil do patrimônio das empresas.
Seja qual for a sua área de uso e aplicação, seja para produto ou para serviço, informar e comprovar que a sua marca é uma Marca Registrada, oferece certamente um diferencial quanto à concorrência e concede ao detentor possibilidades de incremento em fidelização e retorno de clientela.
O Registro de Marca então existe, primordialmente, para agregar valor, promover, proteger e distinguir uma marca de um produto ou serviço dos demais e dos concorrentes, sejam eles leais ou desleais.
A Marca como já citado, integra o patrimônio da empresa.
Classificada como bem intangível ou ativo intangível, faz parte da propriedade imaterial da empresa que são; Propriedade Industrial, Marca, Patentes, Softwares desenvolvidos e registrados pela empresa, Licenças, entre outros.
Se você quiser saber o passo a passo de Como Registrar Sua Marca, leia no nosso Blog o artigo detalhado que preparamos. 9 Passos Para Registrar Sua Marca.
01 de junho de 2022
Descubra Neste Post, tudo o que você precisa saber sobre como registrar sua marca no Brasil Como Registrar Uma […]
Continue lendo27 de maio de 2022
Como Melhorar o Gerenciamento da Sua Empresa? Ter uma gestão eficaz e melhorar o gerenciamento da empresa, é um […]
Continue lendo