(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Por que Registrar Uma Marca?

04 de junho de 2020

Por que é Importante Registrar Uma Marca?

 

Você já se perguntou, porque o Registro da Marca é tão importante para uma empresa?

Ou, quais os reais benefícios do registro de marca?

Se sim, leia este post até o final vamos tentar esclarecer suas principais dúvidas sobre registro de marca.

 

Nosso objetivo é  esclarecer todas as dúvidas sobre:

  •  O que é Marca?
  • Qual a importância do Registro da Marca?
  • Quais os perigos de não fazer uma boa análise antes de registrar a marca?
  • E quais os principais benefícios de fazer o Registro da Marca?

Comece Entendendo, Porque  Você Precisa Registrar Sua Marca.

 

Você precisa registrar sua marca, porque, o registro da marca no  INPI, é o único recurso que garante a propriedade e direitos exclusivos sobre a Marca em todo o território nacional ou internacional dependendo do tipo de registro.

 

O Que é Marca?

A marca é o sinal distintivo que permite que sua empresa seja identificada de forma imediata pelo seu cliente, criando uma memória visual, a marca faz parte do Ativo da sua empresa, do seu patrimônio e também é o alicerce onde será  construída toda a reputação e a história da empresa, e, você sabe:

 

Toda construção feita sem uma boa base, um bom “alicerce” correrá o risco de desmoronar em algum momento.

 

Neste caso, o Registro da Marca é a base que vai assegurar que tudo o que você vem construindo ao longo dos anos não venha a “desmoronar”, porque alguém gostou do seu trabalho e da sua marca, pesquisou, descobriu que estava liberada e decidiu tomar posse e usufruir de tudo o que foi construído. 

 

Claro, você poderá recorrer, brigar pelos seus direitos, poderá ganhar ou não.

 

Mas se registrar a marca ao  iniciar seu  negócio  você já elimina este tipo de dor de cabeça, perda de tempo, gastos com advogados ou surpresas desagradáveis.

 

Vivenciamos no nosso dia a dia no escritório, casos de empresários que se pudessem voltar atrás, jamais teriam iniciado seus negócios e feito tantos investimentos, sem antes fazer o principal investimento, que é:

 

Registrar a Marca, assegurando desta maneira ser de fato o dono,  ter direitos e exclusividade em todo o território nacional, ou internacional dependendo da forma do registro.

 

Para saber mais detalhes sobre Registro de Marcas Internacional, recomendamos a leitura do  nosso artigo sobre Internacionalização de Empresas . O mundo está se tornando cada mais mais um lugar sem fronteiras levar sua marca para o exterior pode ser bem mais fácil do que imagina o importante é estar bem assessorado.

 

Marca Registrada, porque aquele “R”  símbolo que representa uma marca registrada é tão valioso para a empresa?

 

Veja este caso, é fictício mas  baseado em fatos reais.

 

Imagine  sua empresa trabalhando normalmente e um belo dia o telefone toca.

Do outro lado da linha um cliente insatisfeito está reclamando de um serviço mal prestado ou um produto com defeito.

Então, o atendente pede um número da nota fiscal ou ordem de serviço para poder localizar as informações do cliente.

Eis que as informações não batem, então ele começa a questionar o “cliente insatisfeito”:

 

“O Senhor poderia me passar o número do CNPJ da empresa que emitiu a nota fiscal, para verificarmos internamente?

 

Qual a razão social da empresa que prestou esse serviço ao senhor?”

 

Para o espanto do atendente as informações não são da sua empresa, o cliente indignado conta ter encontrado seu telefone  em um site de buscas.

 

Comenta que pesquisou pelo nome da empresa que prestou serviço, que “coincidentemente” é idêntico ao da empresa para a qual  estava ligando.

 

Ou seja, a sua.

 

Olha o transtorno que o uso de marca idêntica ou similar por terceiros, pode trazer para sua empresa, sem falar na má reputação por reclamações de clientes insatisfeitos, que na verdade não contrataram os seus serviços e sim de outra empresa que utiliza a mesma marca que a sua.

 

Reclame Aqui

 

Um outro problema muito grave que muitas empresas não levam em consideração ao escolher o nome de suas marcas, é o Reclame Aqui.

 

O Reclame Aqui é um site muito conhecido e utilizado não apenas por clientes insatisfeitos com suas compras, mas por aqueles que desejam conhecer a reputação das empresas antes de finalizar uma negociação ou uma aquisição.

 

E é aqui que entra o grande problema.

 

Ter um nome de marca muito similar a outra pode ser problemático, se esta outra tiver muitos casos abertos no Reclame Aqui.

 

Pois, ao fazer a pesquisa no Google: Marca X Reclame Aqui.

 

Devido a similaridade o buscador poderá trazer sua marca e se o cliente não ler toda a informação, poderá acreditar que as reclamações são contra sua empresa e desistir da compra.

 

Esses são apenas alguns cenários negativos de muitos outros que podem acontecer, como, receber uma Notificação Extrajudicial por Uso Indevido de Marca e ter que alterar fachada da empresa, logotipo, site, papelaria, enfim, não podemos nem cogitar esses acontecimentos, temos que correr atrás da solução.

 

Então, vamos lá:

 

  Como é Composta a Marca?

 

A marca é composta não somente pelo nome,  mas também  pela imagem e pelas percepções que identificam um produto ou serviço nas mentes dos seus clientes.

 

A marca carrega uma história, uma promessa de valor, desempenho e qualidade que poderão influenciar o consumidor na hora de decidir entre esta ou aquela empresa.

 

Por isto insistimos na importância do registro da marca, porque tudo isto não se constrói da noite para o dia e somente o registro da marca garante que estas conquistas permaneçam nas mãos de quem as construiu ao longo dos anos.

 

Quais os Benefícios do Registro da Marca?

 

O principais benefícios que  agregam muito valor a sua marca quando registrada, são:

 

  • Contabilmente: Aumento do Patrimônio líquido;
  • Comercial: Venda ou locação da Marca;
  • Como Garantia Comercial: Para Fornecedores;
  • Garantias Financeiras: Junto a bancos ao negociar empréstimos;
  • Reputação no mercado
  • Franquias: Somente marcas registradas poderão se tornar franquias.

 

Sabemos que no Brasil inexiste uma compreensão acerca do poder da marca, e que ela  pode representar um patrimônio imaterial com um valor significativo para a empresa, transformando-se numa alternativa inovadora na composição financeira e contábil do patrimônio das empresas.

 

Seja qual for a sua área de uso e aplicação, seja para produto ou para serviço, informar e comprovar que a sua marca é uma Marca Registrada, oferece certamente um diferencial quanto à concorrência e concede ao detentor possibilidades de incremento em fidelização e retorno de clientela.

 

O Registro de Marca então existe, primordialmente, para agregar valor, promover, proteger e distinguir uma marca de um produto ou serviço dos demais e dos concorrentes, sejam eles leais ou desleais.

 

A Marca É Um Bem da Empresa

 

Sim, a Marca como já citado, integra o patrimônio da empresa.

 

Classificada como bem intangível ou ativo intangível,  faz parte da propriedade imaterial da empresa que são; Propriedade Industrial, Marca, Patentes, Softwares desenvolvidos e registrados pela empresa, Licenças, entre outros.

 

Se você quiser saber o passo a passo de Como Registrar Sua Marca, leia no nosso Blog o artigo detalhado que preparamos. 9 Passos Para Registrar Sua Marca.

Últimos artigos
Inovação e Diversificação: Guia para Revolucionar seus Investimentos em 2024

19 de janeiro de 2024

Como revolucionar seus Investimentos em 2024 considerando que o mundo dos investimentos continua em plena transformação, impulsionado por inovações e […]

Continue lendo
10 Razões para Investir no Registro de Marca em 2024

15 de janeiro de 2024

10 Razões para Investir no Registro de Marca em 2024, com os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, o  […]

Continue lendo