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Registro de Marca, Gasto ou Investimento?

27 de julho de 2020

Você ainda não  sabe se o registro da marca é um gasto ou um investimento?

 

Tem dúvidas quando pensa se deve ou não registrar sua marca?

 

Primeiramente saiba que o registro de marca junto ao INPI, é o único recurso que fará você de fato dono da sua marca, e garantirá exclusividade em todo o território nacional ou internacional já  que o Brasil aderiu ao Protocolo de Madrid. ( Para saber mais sobre o Protocolo de Madrid, leia o nosso artigo: Como Internacionalizar Sua Empresa)

 

Mas, para responder a esta pergunta, é preciso entender com clareza alguns  conceitos.

 

São eles:

 

  • Qual a jornada da Marca?

 

  • O que é Gasto e o que é investimento?

 

Este post tem o objetivo de esclarecer e ajudar a compreender mais a fundo o passo a passo da construção da marca, para que desta forma você aprenda a valorizar e encontre sua própria resposta para: 

 

Registro de Marca Gasto ou Investimento?

 

Muitas vezes não valorizamos algo, pelo simples fato de não termos  o conhecimento do seu valor.

 

“Sem conhecimento não pode haver compreensão; sem compreensão não pode haver conhecimento”.

Textos Judaicos

 

Jornada da Marca

 

A jornada da Marca, também pode ser entendida como a “Jornada da Construção da Marca”.

 

Esta jornada pode levar anos até ser consolidada. Mas o processo de construção é diário.

 

Para entender melhor o conceito, e iniciar esta jornada, você precisará compreender o processo que pode ter como base,  4 pontos fundamentais, são eles:

 

  1. Definição do negócio.
  2. Posicionamento e proposta de valor.
  3. Encontrar uma forma clara e objetiva de comunicar ao público qual o produto ou serviço oferecido.
  4. Definir sua identidade.

 

Como Iniciar o Processo

 

Para começar a definir esta “base”, eu sugiro um bom brainstorming. 

 

O Que é Brainstorming?

 

Brainstorming é uma técnica muito conhecida e difundida dentro do marketing para descobrimento de novos produtos ou novas soluções para produtos ou serviços já existentes,  utiliza a discussão em grupo com a contribuição espontânea de ideias por parte dos participantes, se bem executada é capaz de criar grandes produtos, inovações  e grandes estratégias de construção de marcas.

 

Traduzindo ao português, significa “tempestade de ideias”.

 

Como Fazer o Brainstorming

 

Primeiro defina qual o tema. 

 

Como estamos falando de construção de marcas, pode ser por exemplo um dos 4 pontos mencionados acima.

 

Divida o processo em fases.

 

Entenda que é uma ferramenta para trabalho em grupo.

 

Na primeira fase, quanto mais diversificado for o grupo melhor, lembre-se o objetivo nesta primeira fase do processo é simplesmente gerar ideias originais em um ambiente descontraído e “sem julgamentos”, aqui não há certo ou errado há simplesmente ideias.

 

Depois, em uma segunda fase você poderá ir reduzindo o grupo, deixando somente as pessoas mais estratégicas.

 

Explique as normas do processo para o grupo, que deverão ser:

 

  1. A exposição do tema objetivo;
  2. Os participantes poderão propor ideias e sugestões livremente;
  3. Anote todas;
  4. O importante aqui, é a quantidade e não a qualidade;
  5. Não critique e nem avalie;
  6. Uma pessoa poderá usar a ideia de outra como inspiração;
  7. Cada fase não deve levar mais do que 15 min

 

Finalizado a primeira, vá para a próxima, de forma a ir lapidando estas ideias até chegar em uma definição para a sua marca sobre cada um dos tópicos mencionados acima.

 

Divulgue para o time, desta forma todos compreenderão de fato o propósito da marca e também se sentirão responsáveis já que ajudaram na construção destes valores, serão naturalmente vendedores.

 

Comece a trabalhar a divulgação, definição de público alvo, estratégias de preços, embalagens,  tudo a partir dos tópicos definidos aqui.

 

Ter esta clareza de identidade e direcionamento vai ajudar muito na definição das estratégias de gerenciamento da marca e também comerciais.

 

Conclusão

 

Queremos esclarecer para que você compreenda por que registrar sua marca qual o valor que ela adquire ao longo de anos de trabalho diário.

 

Vai muito além de escolher um nome ou desenhar um logo bonito. 

 

Não que isto não seja importante, porque é, mas a construção da marca é um longo processo, por isto enfatizamos tanto em nossos posts, a importância de você ser de fato o dono da sua marca, e isto só ocorrerá com o registro da marca junto ao INPI.

 

Imagine esta jornada, de outra forma.

 

Vamos começar com outras perguntas para responder a esta dúvida,  são elas:

 

  • É ou foi fácil para você definir o nome da sua marca?

 

  • Você teve a ideia instantaneamente ou teve que pensar e repensar, até chegar àquele nome e imagem que transmitem o propósito do seu produto ou serviço?

 

  • Qual o valor que a sua marca tem para você?

 

  • Você sabe que se alguém, pessoa física ou jurídica gostar e decidir registrar, será realizada uma pesquisa, e não havendo nenhum manifesto,  a pessoa poderá fazer o registro da marca?

 

Sem falar nos seus  investimentos com posicionamento da marca, construção de imagem e reputação junto aos clientes. 

 

Gastos com artes, criação de logos e imagens, entre outras coisas.

 

Então, já tem alguma resposta?    

 

Considere também que a Marca é  um bem de valor intangível, ou seja aquele  que  juntamente com licenças, Patentes, Direitos Autorais, Know How, possuem valor econômico mas são não tem constituição física.  

 

Quanto a definição de Gasto e Investimento do ponto de vista da economia

 

Considerando uma das  definições em economia onde   Investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro, e compreendendo todos os benefícios e garantias que o registro da marca trazem, fica fácil entender, que sim trata-se de um investimento muito importante para a empresa. 

 

Qual Foi a Sua Conclusão?  

 

Agora o que você acha?

 

O Registro da Marca é Gasto ou Investimento?

 

A Marca é parte do patrimônio da sua empresa, o processo de  consolidação do nome e prestígio da marca requer investimento em trabalho e dedicação diária,  portanto o registro de marca é um grande investimento talvez um dos mais importantes que  você fará como empreendedor só com o registro você será de fato dono da sua marca e terá garantida a exclusividade de comercialização em todo o território nacional.

 

O Registro da Marca ainda te trará o benefício mais importante de todos, a tranquilidade de poder trabalhar na construção do seu patrimônio com a segurança de que  não terá surpresas indesejáveis.

Imagine você ter que chegar para àquele grupo que participou do brainstorming mencionado acima, e ter que dizer:

 

Pessoal, esqueçam tudo o que definimos sobre a nossa marca. 

 

Eu não registrei porque achei que não era tão importante, mas uma outra empresa registrou e agora precisamos refazer todo este trabalho.

 

Vamos recomeçar a “construção da nossa marca” do zero.

 

Parece um pouco dramático, não?

 

Mas acredite, é bem real e pode acontecer a qualquer momento.

 

Pense nisto!

 

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