(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Valuation Como Mensurar o Valor da Sua Empresa?

31 de março de 2022

Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa

 

Para começar a entender como mensurar o valor da sua empresa, primeiramente, entenda melhor o que é valuation.

 

O Que é Valuation?

 

Valuation é um termo em inglês que significa avaliação ou valoração de empresas.

 

Esta avaliação é um processo quantitativo de determinação do valor justo de um ativo ou de uma empresa. 

 

Em geral, uma empresa pode ser avaliada por si mesma em base absoluta, ou  em base relativa em comparação com outras empresas ou ativos similares.

 

O avaliador vai, através de uma teoria específica ou com a combinação de algumas, atingir não necessariamente um único valor, mas uma referência de valores.

 

Então, a confiabilidade do resultado vai depender  da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões de quem lidera a empresa.

 

Por que o Valuation é Importante Para Uma Empresa

 

No geral, o valuation é importante, para resolver questões fiscais ou legais. 

 

Porém, há outros motivos que  requerem  esta valoração da empresa, entre eles:

 

  • Vender ou adquirir um negócio. 

 

  • Ou, nos casos de morte, invalidez, desastre ou divórcio, as avaliações são necessárias para determinar equitativamente os ativos da empresa de acordo com os termos descritos nos documentos legais.

 

Qual a Importância de Fazer o Valuation de Uma Empresa?

 

Fazer o valuation de uma empresa é importante para conhecer sua evolução e seu valor de mercado, principalmente se a empresa está em busca de investidores ou se prepara para ser vendida.

 

Também é importante para entender o potencial de crescimento da empresa.

 

Aplicando o valuation, é possível descobrir, a evolução ao longo dos últimos anos, como reagiu a momentos de crise ou a outras situações de impacto no desempenho da empresa.

 

Quais as Principais Formas de Avaliação, Para Determinar o Valuation de Uma Empresa?

 

As principais formas de avaliação para determinar o valuation de uma empresa são:

 

  • Modelo de Fluxo de Caixa Descontado

 

  • Múltiplos de Mercado

 

  • Ativos ou Valor Patrimonial

 

Como Mensurar o Valor da Sua Empresa

 

Para mensurar o valor de uma empresa, será necessário escolher uma das formas de avaliação acima citadas ou uma combinação delas.

 

Dificilmente o empreendedor conseguirá fazer esta avaliação sozinho, é importante contar com a ajuda de um contador ou uma empresa especializada em avaliação de empresas.

 

Qual a Metodologia Mais Utilizada Para Valuation?

 

Uma das metodologias mais utilizadas para avaliar pequenos e médios negócios, é o fluxo de caixa descontado.

 

Ele analisa a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, num horizonte mínimo de cinco anos.

 

Neste método, os ativos fixos e o passado da empresa, são apenas o ponto de partida o importante mesmo é o futuro.

 

Mas, como comentado, o mais indicado mesmo é procurar um profissional especializado, ele saberá  qual método é mais eficaz para sua empresa.

 

E comentado em outras publicações, além de fazer o valuation da empresa, o registro da marca no INPI também é uma forma de valorizar o seu patrimônio, nós recomendamos o registro, principalmente por acreditar na sua  importância para a empresa. 

 

Recomendamos a leitura do nosso post, Como o Registro de Marcas Gera Valor Para Sua Empresa

 

Este post vai te ajudar a entender mais sobre a importância do registro de marcas como patrimônio da empresa.

 

Últimos artigos
Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil?

13 de abril de 2022

Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil?   Você sabe como registrar uma marca de produto agrícola no […]

Continue lendo
Valuation Como Mensurar o Valor da Sua Empresa?

31 de março de 2022

Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa   Para começar a entender como mensurar o valor da sua […]

Continue lendo