31 de março de 2022
Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa
Para começar a entender como mensurar o valor da sua empresa, primeiramente, entenda melhor o que é valuation.
O Que é Valuation?
Valuation é um termo em inglês que significa avaliação ou valoração de empresas.
Esta avaliação é um processo quantitativo de determinação do valor justo de um ativo ou de uma empresa.
Em geral, uma empresa pode ser avaliada por si mesma em base absoluta, ou em base relativa em comparação com outras empresas ou ativos similares.
O avaliador vai, através de uma teoria específica ou com a combinação de algumas, atingir não necessariamente um único valor, mas uma referência de valores.
Então, a confiabilidade do resultado vai depender da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões de quem lidera a empresa.
Por que o Valuation é Importante Para Uma Empresa
No geral, o valuation é importante, para resolver questões fiscais ou legais.
Porém, há outros motivos que requerem esta valoração da empresa, entre eles:
Qual a Importância de Fazer o Valuation de Uma Empresa?
Fazer o valuation de uma empresa é importante para conhecer sua evolução e seu valor de mercado, principalmente se a empresa está em busca de investidores ou se prepara para ser vendida.
Também é importante para entender o potencial de crescimento da empresa.
Aplicando o valuation, é possível descobrir, a evolução ao longo dos últimos anos, como reagiu a momentos de crise ou a outras situações de impacto no desempenho da empresa.
Quais as Principais Formas de Avaliação, Para Determinar o Valuation de Uma Empresa?
As principais formas de avaliação para determinar o valuation de uma empresa são:
Como Mensurar o Valor da Sua Empresa
Para mensurar o valor de uma empresa, será necessário escolher uma das formas de avaliação acima citadas ou uma combinação delas.
Dificilmente o empreendedor conseguirá fazer esta avaliação sozinho, é importante contar com a ajuda de um contador ou uma empresa especializada em avaliação de empresas.
Qual a Metodologia Mais Utilizada Para Valuation?
Uma das metodologias mais utilizadas para avaliar pequenos e médios negócios, é o fluxo de caixa descontado.
Ele analisa a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, num horizonte mínimo de cinco anos.
Neste método, os ativos fixos e o passado da empresa, são apenas o ponto de partida o importante mesmo é o futuro.
Mas, como comentado, o mais indicado mesmo é procurar um profissional especializado, ele saberá qual método é mais eficaz para sua empresa.
E comentado em outras publicações, além de fazer o valuation da empresa, o registro da marca no INPI também é uma forma de valorizar o seu patrimônio, nós recomendamos o registro, principalmente por acreditar na sua importância para a empresa.
Recomendamos a leitura do nosso post, Como o Registro de Marcas Gera Valor Para Sua Empresa.
Este post vai te ajudar a entender mais sobre a importância do registro de marcas como patrimônio da empresa.
13 de abril de 2022
Como Registrar Uma Marca de Produto Agrícola no Brasil? Você sabe como registrar uma marca de produto agrícola no […]
Continue lendo31 de março de 2022
Valuation – Como Mensurar o Valor da Sua Empresa Para começar a entender como mensurar o valor da sua […]
Continue lendo