17 de novembro de 2021
É curioso observar como 3 marcas que estão entre as mais valiosas de 2021, se destacam não apenas pelo valor financeiro, reconhecimento, notoriedade, etc.
Mas pelo fato de terem influenciado grandemente seus mercados de atuação e consequentemente o mundo a sua volta.
Transformando e criando novos conceitos.
O que os fundadores tinham em comum?
Neste post, vamos falar sobre estas 3 grandes marcas, e como elas contribuíram na transição para este novo mundo.
Entre as 3 Marcas Mais Valiosas de 2021, Estão:
Apple
Fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne nasceu na garagem de uma casa na Califórnia.
Em uma época na qual os Estados Unidos buscavam uma forma de manter sua vantagem no campo da tecnologia e sociedades em todo o mundo procuravam construir economias criativas adaptadas à era digital.
Mas Steve Jobs se destacou como o símbolo máximo de inventividade, imaginação e inovação constantes.
Sabia que a melhor maneira de criar valores no século 21 consistia em conectar criatividade e tecnologia.
Então construiu uma empresa em que saltos criativos foram combinados com feitos impressionantes de engenharia.
Juntos, foram capazes de pensar diferente:
Não se contentavam em desenvolver avanços modestos em produtos de categorias existentes, mas inovar totalmente criando produtos que os consumidores ainda não sabiam que precisavam.
Desde o seu início um dos grandes fatores que diferenciou a Apple dos seus concorrentes, foi principalmente o desenvolvimento no design de todos os seus produtos.
Propondo formas atrativas e inovadoras de atrair a atenção de clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas.
Foi criado um conceito de “Usar o design para diferenciar seus produtos da concorrência”.
Desejo de inovar, ousadia, espírito de superação e querer fazer sempre melhor, foram alguns dos sentimentos que levaram a Apple a ser esta empresa que influenciou significativamente o mundo da tecnologia.
Ter um padrão elevado, forçava a concorrência a também subir seus padrões.
No final, o consumidor sai ganhando.
Uma outra marca que está entre as mais valiosas de 2021, é a Amazon.
Conhecida como a pioneira dos ebooks e do e-commerce.
Fundada por Jeff Bezos em 1994, quando a internet ainda não era tão popular e acessível como é hoje, e principalmente quando muitos ainda tinham dúvidas sobre sua popularização, preferindo não arriscar tanto.
Como bom visionário, apostando no grande futuro que a internet teria, decidiu dar o primeiro passo no mundo online, e investiu em um e-commerce de livros, por serem fáceis de empacotar e despachar e por saber que havia uma grande demanda por livros em todo o mundo.
Com muita disciplina e um método de comercialização muito eficiente, não demorou muito para que a Amazon começasse a incomodar as grandes livrarias dos EUA.
Como a Amazon Contribui de Forma Inovadora
Lançando um Marketplace.
Por volta do ano 2000 aconteceu uma grande transformação.
Com a venda de produtos de terceiros, como usuários ou lojas menores.
Eles poderiam anunciar e pagar uma taxa por cada venda realizada.
Hoje a Amazon oferece uma ampla gama de produtos e serviços, tais como:
Marketplace, Amazon Prime, Amazon Digital Game Store, entre outros.
O modelo de negócios se expandiu e hoje contamos com vários outros negócios similares, em diferentes segmentos e com os mais variados tipos de produtos.
Dá um Google.
Olha no Google, pergunta pro Google.
Esta frase pode ser traduzida para quase todos os idiomas do mundo e será facilmente compreendida.
Criada pelos então estudantes do curso de doutorado da Universidade de Stanford Larry Page e Sergey Brin.
Possui uma ampla gama de produtos além do buscador que o tornou famoso.
Entre os seus produtos estão:
O Maps, Waze e Google Fotos, o navegador Chrome, e-mail Gmail, o serviço de armazenamento em nuvem Google One, as lojas de apps, música e filmes Google Play, além da plataforma de vídeos YouTube.
De muitas formas, o Youtube é o segundo maior buscador, com todos os tipos de conteúdos, desde uma receita de bolo, até cursos ou filmes.
Hoje conta com uma estrutura de tecnologia, capaz de entregar conteúdos para bilhões de usuários simultaneamente no mundo todo.
O Google se tornou indispensável na resolução das tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.
Facilitando muito o dia a dia das pessoas, sejam elas físicas ou empresas.
Será que seus fundadores imaginaram isto, quando decidiram dar o primeiro passo?
É difícil saber.
Vemos aqui 3 casos famosos de marcas que iniciaram de forma humilde e que ganharam proporções que com certeza seus fundadores não poderiam imaginar.
Então, fica o alerta.
Quando um empreendedor inicia um negócio, não sabe onde poderá chegar.
Recomendamos a leitura do nosso post: Os Vários Lados do Empreendedorismo.
Por isso é importante, que na medida do possível esteja preparado para o sucesso, de várias formas.
Uma delas, e talvez a mais importante, é o Registro da Marca.
Recurso que vai garantir a propriedade a quem a fundou, independentemente do tamanho que ela chegue ao longo dos anos.
Se você deseja se aprofundar mais no assunto, registro de marcas, o nosso Blog você encontra vários posts bem esclarecedores sobre diferentes estágios do registro, ou, pesquise diretamente no INPI, que é o responsável por gerir o registro de marcas no Brasil.
14 de junho de 2024
Como Registrar Sua Primeira Patente? Conheça o manual prático para registrar sua primeira patente na era da IA. […]
Continue lendo10 de junho de 2024
Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio? O Que é Uma Marca Sustentável? Uma marca sustentável […]
Continue lendo