(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Como Gerenciar Sua Marca?

19 de abril de 2023

Como Gerenciar Sua Marca?

Conheça os Top 10 Erros Mais Comuns no Gerenciamento de Marcas e Como Evitá-los

 

Como Gerenciar Sua Marca?

 

Gerenciar uma marca é uma tarefa complexa e desafiadora, e muitos empresários cometem erros comuns que podem prejudicar sua imagem e posicionamento no mercado.

 

Neste post, vamos explorar os 10 principais erros no gerenciamento de marcas que já notamos no nosso dia a dia, lidando com diferentes tipos de marcas e vamos sugerir algumas formas de evitá-los.

 

Por causa de erros comuns no gerenciamento da marca, como os que destacamos a seguir, muitas empresas já enfrentaram grandes prejuízos financeiros, ou até faliram.

 

Vamos lá:

 

1. Não Proteger Adequadamente a Propriedade Intelectual.

Como evitar: Registre sua marca e patentes, e invista em monitoramento de marca para identificar violações e uso indevido.

 

2. Falta de Consistência na Identidade da Marca.

Como evitar: Crie um manual de marca que defina claramente os elementos visuais e a voz da sua marca e garanta que todos os colaboradores sigam as diretrizes estabelecidas.

 

3. Não Monitorar a Reputação da Marca Online.

Como evitar: Utilize ferramentas de monitoramento de mídia social e análise de sentimento para acompanhar o que os consumidores estão dizendo sobre sua marca e responda de forma adequada.

 

Sugerimos também a leitura do nosso post: Por Que Você Precisa Fazer o Monitoramento da Sua Marca?

 

4. Ignorar a Concorrência.

Como evitar: Esteja sempre atento às tendências do mercado e às ações da concorrência para se manter competitivo e atualizado.

 

5. Focar Apenas em Uma Plataforma de Marketing.

Como evitar: Diversifique suas estratégias de marketing e explore diferentes canais, como mídias sociais, marketing de conteúdo e publicidade paga.

 

6. Falta de Planejamento e Estratégia de Longo Prazo.

Como evitar: Desenvolva um plano de negócios sólido e uma estratégia de marca de longo prazo que leve em conta o crescimento e a evolução do mercado.

 

7. Não se Adaptar às Mudanças do Mercado.

Como evitar: Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às necessidades dos consumidores, adaptando sua marca e suas estratégias conforme necessário.

Seja cauteloso, mas não tenha medo de inovar.

 

8. Falta de Comunicação Interna Eficiente.

Como evitar: Estabeleça canais de comunicação claros e eficientes entre os departamentos e colaboradores para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e valores da marca.

 

9. Ignorar Feedbacks e Reclamações dos Clientes.

Como evitar: Monitore o feedback do cliente e responda às reclamações de forma rápida e eficaz. Use as informações coletadas para melhorar seus produtos e serviços.

 

10. Falta de Mensuração de Resultados.

Como evitar: Utilize métricas e indicadores chave de desempenho (KPIs) para avaliar o sucesso de suas estratégias de marca e ajustá-las conforme necessário.

 

Em Suma:

 

Estes são os top 10 erros mais comuns no gerenciamento de marcas e nossas sugestões de como evitá-los, com ações simples, mas que se aplicadas  constantemente, poderão evitar grandes problemas para o seu negócio.

 

São erros comuns e podem passar despercebidos na rotina diária e trazer grandes prejuízos para a empresa.

 

Contudo, com ações simples do dia a dia, se tornam fáceis de serem evitados.

 

Evitando esses erros comuns no gerenciamento de marcas, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e garantir o sucesso e principalmente a longevidade da sua marca. 

 

Lembre-se de que uma gestão de marca eficiente é um dos pilares  fundamentais para o crescimento e a prosperidade do seu negócio.

 

Sugerimos também a leitura do nosso post: Por que o Registro de Marcas é Ainda Mais Importante na Era Digital.

Últimos artigos
O Que é Uma Marca Sustentável?

10 de junho de 2024

Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio?   O Que é Uma Marca Sustentável?   Uma marca sustentável […]

Continue lendo
Registrar Sua Marca Pode Ser o Melhor Investimento em 2024

28 de maio de 2024

Antes Que Seja Tarde: Por Que Registrar Sua Marca Pode Ser o Melhor Investimento do Ano de 2024?   No […]

Continue lendo