(11) 2306-7795 segunda à sexta das 8h às 18h. Verifique a disponibilidade da sua marca clique aqui para abrir o formulário de pesquisa

contatos
fale conosco (11) 2306-7795
envie uma mensagem [email protected]
pesquisa de marca clique e faça uma pesquisa gratuita
menu

Blog

Por que Você Precisa Fazer o Monitoramento da Sua Marca?

13 de outubro de 2022

Por que Você Precisa Fazer o Monitoramento da Sua Marca?

 

Falamos muito nas nossas redes, sobre a importância de registrar a marca.

 

Também, sobre os benefícios e a segurança que o registro da marca traz para o proprietário.

 

Um dos benefícios já mencionados algumas vezes, é o direito à exclusividade na comercialização em todo o território nacional.

 

Outro é a proteção da sua marca contra pirataria.

 

Mas, em um país tão grande como o nosso Brasil.

 

Vem a grande pergunta?

 

Como controlar e evitar que sua marca seja utilizada por terceiros?

 

A resposta é simples:

 

Você Precisa Fazer o Monitoramento.

 

 

Porque é Importante Fazer o Monitoramento de Uma Marca?

 

 

Monitorar a marca é a forma mais eficaz de controlar e evitar que ela seja utilizada por terceiros sem a autorização do dono.

 

Veja também este vídeo, sobre o tema: Importância do Monitoramento da Marca Para Qualquer Empresa.

 

Como Monitorar Uma Marca?

 

Após a Concessão do Processo de Registro, você obtém o direito de uso exclusivo da marca a nível nacional, e, este direito precisa ser praticado.

 

A própria Lei da Propriedade Industrial 9.279/96 determina isto:

 

Art. 130. Ao titular da marca ou ao depositante é ainda assegurado o direito de:

 

 III – zelar pela sua integridade material ou reputação 

 

Agora me diga: 

 

Com tantas tarefas no dia a dia, como você vai conseguir monitorar se estão utilizando a sua marca de forma indevida?

 

E, no caso de você ter tempo disponível.

 

Você sabe exatamente o que  fazer?

 

Notificações Extrajudiciais

 

Ou, no caso de detectar que  sua marca está sendo  utilizada por terceiros, você saberia como notificar esta pessoa?

 

Como  estruturar notificações extrajudiciais para que estes cessem a utilização? 

 

Não vá me dizer, que redigir um e-mail solicitando que a pessoa pare de utilizar a sua marca ou mandar uma mensagem por um aplicativo será o suficiente!!!

 

Leitores, não é porque vocês estão com a marca protegida que irão deixá-la de escanteio!

 

É neste momento que vocês irão precisar contratar um escritório especializado, para que este faça o monitoramento e gestão da sua marca.

 

Aqui no escritório por exemplo oferecemos  um serviço chamado Monitoramento e Manutenção Anual, nele entregamos as seguintes atividades para os nossos clientes:

 

  • Monitoramento contra uso indevido de marca em toda rede mundial de internet;

 

  • Monitoramento contra plágio de logotipo;

 

  • Monitoramento contra plágio de descrição de produtos e suas fotos (quando o cliente possui esta demanda);

 

  • Controles de domínios de site que levam a confusão quando atuam no mesmo segmento;

 

  • Monitoramento no INPI, para identificar quando há empresas tentando registrar marca idêntica ou similar, em seguimento idêntico ou relacionado;

 

  • Monitoramento nas Juntas Comerciais do Brasil;

 

  • Análise e avaliação da marca registrada para demonstrarmos o seu VALUATION, e a valoração que o registro de marca trouxe para ela;

 

  • E 1 (uma) notificação extrajudicial por ano, incluída neste serviço.

 

Depois de todas essas atividades vocês conseguem perceber o quanto é importante monitorar a sua marca, mesmo após a sua concessão do registro!?

 

É quase impossível vocês incluírem estas tarefas no dia a dia da empresa, se não tiverem pessoas especializadas nesta área da propriedade industrial fazendo parte do corpo de colaboradores.

 

Por isso não hesite em contratar escritórios especializados para controlarem isto para vocês!

 

Ficou interessado, ou gostaria de mais detalhes sobre o serviço?  Entre em Contato, e vamos conversar.

 

Últimos artigos
O Que é Uma Marca Sustentável?

10 de junho de 2024

Como Marcas Sustentáveis Estão Moldando o Futuro do Comércio?   O Que é Uma Marca Sustentável?   Uma marca sustentável […]

Continue lendo
Registrar Sua Marca Pode Ser o Melhor Investimento em 2024

28 de maio de 2024

Antes Que Seja Tarde: Por Que Registrar Sua Marca Pode Ser o Melhor Investimento do Ano de 2024?   No […]

Continue lendo