08 de setembro de 2022
Se você tem um e-commerce e ainda não conhece a matriz BCG, saiba que está perdendo a oportunidade de usar uma excelente ferramenta de gestão que de forma muito prática te ajudará a melhorar os resultados do seu e-commerce e criar um mix de produtos de forma mais precisa, e não no achismo.
Mas, O Que é a Matriz BCG?
A Matriz BCG é uma ferramenta de gestão que permite fazer uma análise gráfica do portfólio dos produtos entendendo qual o valor de cada um dentro do negócio.
É uma metodologia muito utilizada por vários tipos de negócio e que vale também para e-commerce.
Ela foca em dois eixos:
Cada um desses eixos é composto por duas divisões, que dão origem a um quadrante onde você deve inserir seus produtos separados em grupos de acordo com os critérios abaixo.
São eles:
São os produtos que vendem muito, trazem lucro para seu negócio sem exigir grandes esforços de tempo, dinheiro ou investimentos em estratégias de marketing, como divulgações e promoções.
Os produtos estrelas, são aqueles parecidos aos vacas leiteiras, ou seja, vendem muito e geram muito lucro para o negócio, mas com uma pequena diferença: para que essas vendas aconteçam é preciso investir em campanhas ou outras ações de marketing.
Estes são aqueles produtos com resultados incertos, ainda não trazem receita muito significativa, com ou sem investimentos em publicidade.
Pode ser produtos lançados recentemente, cujo desempenho ainda não foi validado.
É necessário aguardar um retorno do público, para então definir de qual grupo ele fará parte.
Aqui entram produtos com desempenho ruim, poucas vendas ou margem de lucro baixa. Os produtos classificados como Abacaxis, merecem uma reflexão:
Faz sentido continuar trabalhando com esses itens.
Os nomes dos grupos de produtos são bem peculiares e vão de encontro ao que representam dentro do quadrante.
Como Melhorar a Rentabilidade do e-commerce, Com o Apoio da Matriz BCG?
A matriz BCG ajuda a melhorar a rentabilidade do e-commerce, porque ao fazer esta classificação visual dos produtos, você entenderá qual o posicionamento de cada produto dentro do seu e-commerce.
Conseguirá entender para onde direcionar seus investimentos em campanhas pagas ou outros tipos de ações.
Ou, inclusive tirar algum produto de linha.
Deixa de ser algo feito com base no “achismo” e passa a ser algo feito com base em dados.
É um jeito prático de descobrir e acompanhar o desempenho dos seus produtos e entender quais trazem lucro e merecem uma atenção especial e quais estão parados no estoque e precisam ser repensados.
Desta forma, os resultados alcançados são mais duradouros você aprende um outra forma de olhar para o seu negócio, tomando decisões mais assertivas.
O uso da matriz BCG no gerenciamento do e-commerce facilita a tomada de decisões estratégicas.
É uma ferramenta simples e fácil de ser implementada e compreendida por todos os envolvidos.
Pode ser atualizada e visitada sempre que for necessário.
Ajuda a diversificar seu mix de produtos, apostando em novidades, com base em informações.
Mantém seu e-commerce sempre atrativo aos olhos do seu público, independentemente de datas comemorativas ou sazonalidade.
Esta é uma ótima forma de melhorar o gerenciamento do seu e-commerce. Se você quiser se aprofundar mais no tema Gerenciamento.
Recomendamos a leitura do nosso post: Como Melhorar o Gerenciamento do Seu Negócio.
E, se você está investindo no gerenciamento do seu e-commerce, visando transforma-lo em um negócio cada vez mais lucrativo, mas ainda não registrou sua marca, para garantir sua propriedade.
Recomendamos a leitura do nosso post: Os 10 Maiores Motivos Para Registro de Marcas, identificados por mim em 10 Anos de Empresa
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